Volkswagen Caminhões e Ônibus

Funcionários de fábrica e concessionários da VWCO recebem treinamento por conta de novos componentes

Funcionários de fábrica e concessionários da VWCO recebem treinamento por conta de novos componentes

Para o início da produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu em diversas rodadas de treinamento de segurança e conhecimentos gerais para qualificar todos os que atuam na linha de montagem elétrica, escritórios regionais de vendas em todo o Brasil e também sua rede de concessionárias. Serão oito mil pessoas acessando materiais nas lojas autorizadas da VWCO, que se somarão às mais de três mil já treinadas nas instalações da montadora. 

O projeto trouxe para a montadora diversos novos componentes ainda não conhecidos pela maioria dos colaboradores, como as baterias de lítio e os cabos de alta tensão. Prezando pela segurança interna, uma equipe especializada de colaboradores da VWCO das áreas de Engenharia, Qualidade, Pós-Vendas, Treinamento e Recursos Humanos foi criada para a preparação da gama completa de capacitações para esse novo veículo. 

Ao todo, para o público interno, foram disponibilizados quatro níveis de qualificação desde conhecimentos gerais sobre o produto, que já foi realizado por cerca de três mil colaboradores da empresa. Os treinamentos englobam de conteúdos mais específicos, destinados aos envolvidos diretamente na montagem do caminhão elétrico, até aspectos gerais que devem ser conhecidos por todos. 

A prioridade foi manter a segurança interna de todos os envolvidos durante a produção dos veículos elétricos e não expor os colaboradores a riscos de acidentes grave, devido à alta voltagem dos cabos e baterias. Foi necessária uma mudança cultural diretamente ligada ao tratamento e desenvolvimento do produto. Por isso, foi necessário que todos os colaboradores, da produção à diretoria, realizassem o treinamento. 

  

Segurança 

O projeto de qualificação destaca pontos de atenção a todos, desde a montagem da bateria até o momento em que o veículo é eletrificado, conhecido como comissionamento do veículo de alta voltagem, que é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. 

Trata-se de uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica, para ensinar aos colaboradores como reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto, de acordo com os mais rigorosos testes e certificação necessários a um lançamento histórico como este. 

Além da capacitação interna, a montadora elaborou um material completo a ser disponibilizado a mais de oito mil pessoas que terão contato com o produto na rede de concessionários autorizados. Por ser um produto inovador, a montadora se preocupou em traduzir toda a tecnologia e conhecimentos técnicos dos engenheiros e transformar esse conteúdo em treinamentos com linguagem e didática acessíveis para todos.  

Em decorrência da pandemia da Covid-19, muitos treinamentos já foram criados em formato digital. Outros receberam adaptações para acesso pela plataforma de treinamento online, capacitando a rede VWCO de forma ágil, segura e moderna.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.