Destaque

Segundo a ANFAVEA, setor de caminhões e ônibus seguem com bons números, mas futuro ainda é incerto

Segundo a ANFAVEA, setor de caminhões e ônibus seguem com bons números, mas futuro ainda é incerto

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em coletiva nessa quarta-feita (8), mostrou dados sobre os resultados no último mês de agosto. O setor de caminhões e ônibus continua bem, mas há uma alerta pela situação de falta de componentes para fabricação, que é o caso dos semicondutores, além da instabilidade política vivida no país. 

Falando em números, a produção atingiu a marca de 15 mil unidades no mês de agosto, resultado 111,1% maior que o mesmo período no ano anterior, que foi de 7,1 mil unidades produzidas.  

Na exportação, o número foi de 2,1 mil unidades, o que representa um crescimento de 85,3% em relação a agosto de 2020, no qual a marca foi de 1,1 mil. 

E, por fim, 13 mil veículos foram licenciados no último mês. Em relação a agosto do ano passado, o crescimento foi de 60,4%. A marca registrada na época foi de 8,1 mil unidades. 

“Essa situação dos semicondutores traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Num cenário normal, estaríamos produzindo num ritmo acelerado nesta época do ano, quando as vendas geralmente ficam mais aquecidas ”, afirmou Luiz Carlos Moraes, Presidente da ANFAVEA, ao se referir que a falta de matéria prima pode trazer problemas a curto prazo.  

Além dos insumos, Moraes mostrou insegurança com o atual momento político do país, “Essa situação que vimos ontem, não ajuda em absolutamente nada. Não cabe a nós escolher as decisões corretas, mas esperamos que os poderes o façam com sabedoria”, enfatizou. 

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.