
Hoje queremos falar sobre o modelo 190H da Fiat, esse foi o último cavalo mecânico produzido pela marca italiana antes de anunciar sua paralização nas atividades no Brasil, em 1985.
O 190H foi anunciado no ano de 1969, sendo comercializado a partir de outubro daquele ano. Chegou como uma grande inovação da Fiat, pois trazia algumas novidades em relação ao seu antecessor, o 190 - esse por sua vez, continuaria sendo produzido junto com o 190H por um curto período de tempo.
O destaque desse inédito modelo era sua cabine avançada fabricada em fibra de vidro, que era importada da Itália. Esse material proporcionava mais resistência e menos peso em comparação as antigas cabines de chapa.

A nova cabine do 190h, além do novo visual, proporcionava mais conforto para o motorista, que tinha seu espaço interno ampliado em relação ao 190 e contava com mola espiral e amortecedores. Essa combinação permitia aos condutores trafegarem em rodovias com má pavimentação e estradas de terra de forma mais confortável. Outros itens de conforto são os seus bancos anatômicos, melhoria do isolamento termo-acústico e ventilação orientada.
Seu motor era o Fiat 8210 de 13,8 litros, aspirado, com 290 cv e 110 kgfm. Sua caixa de marchas tinham duas opções: a Eaton Fuller ou ZF. Elas continham marchas não sincronizadas, sendo 4+4.
O 190H também está homologado para atender as 45 toneladas de peso bruto total combinado da Lei da Balança da época, isso na versão 6x2, e 40 toneladas na versão 4x2. Além dessas versões, o pesado da Fiat possuía uma para betoneira.
Na metade de 1980, a Fiat iniciou testes para atualização do 190H, o que seria uma versão turbinada. Fato inédito por se tratar de uma marca que, historicamente, produzia apenas motores aspirados. Logo após os testes, o 190H turbo substituiu o irmão aspirado. Houveram mudanças significativas na tentativa de acompanhar a concorrência acirrada da época e sanar a crise que a montadora enfrentava.

As mudanças notáveis no 190H turbinado foram as elevações de sua potência e torque, além de algumas mudanças internas na cabine. O motor continuou o mesmo, mas com 316 cv e 135 kgfm. Sua caixa de marchas foi substituída, passando a ser de engate rápido. Dentre os opcionais, o pesado passou a contar com Rádio AM/FM, desembaçador, teto solar e até relógio digital com despertador.
O 190H turbinado foi produzido até julho de 1985, data em que a Fiat Diesel encerrou suas atividades em território nacional.
Apesar de ser um modelo com tecnologias consideradas avançadas para a época, o 190H turbinado não foi um grande sucesso de vendas comparado a sua versão aspirada, em decorrência a decadência da marca e de sua baixa produção.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.
Comentarios