A história do Titanic é amplamente conhecida. Apresentado como o navio impossível de naufragar, afundou em 15 de abril de 1912, após colidir com um iceberg, em sua viagem inaugural, matando mais de 1514 pessoas.

Tal qual o Titanic afundou em sua viagem inaugural, o MS Zenobia, um navio sueco, também afundou em sua primeira viagem, mas seus passageiros não eram pessoas e, sim, caminhões.

História
O Zenobia foi construído na Suécia e entregue no final de 1979. Em 4 de maio de 1980 o navio deixou a cidade sueca de Malmö, com destino a Tartous, na Síria, em sua viagem inaugural. Ao contrário do Titanic, o Zenobia não transportava passageiros e turistas, mas sim caminhões. Eram 104 veículos todos carregados com as mais diversas cargas, com destino ao Mediterrâneo e ao Oriente Médio.
Em 22 de maio o navio passou pelo estreito de Gibraltar, parando em Heraklion, Creta e, depois, Pireu, na Grécia. No caminho para Atenas, o capitão notou problemas no navio, que estava com problemas em sua inclinação. Após verificações em Atenas, foi visto que o problema era causado pelo excesso de água que foi bombeada para os tanques de lastro. Com o reconhecimento do problema, a água foi bombeada e o navio partiu para Larnaca, no Chipre, que seria a penúltima parada, antes de chegar à Síria.
O navio chegou a Larnaca em 2 de junho de 1980, onde o problema com os tanques ocorreu novamente. Engenheiros do local descobriram que o sistema computadorizado estava bombeando água em excesso para um dos lados do navio, devido a um erro no software.
O naufrágio
Em 4 de junho, o Zenobia foi retirado do porto, para prevenir que ele se tornasse um problema para outros navios que chegassem ao local, e ele foi ancorado há cerca de 2 quilômetros da costa. No dia 5 de junho, o navio já tinha emborcado cerca de 45°, e o capitão dispensou todos os engenheiros e pessoal da manutenção.
Por fim, no dia 7 de junho de 1980, o Zenobia tombou por completo e afundou na Baía de Larnaca, levando com ele todos os caminhões que estavam a bordo e uma carga estimada em 200 milhões de Libras Esterlinas (algo em torno de R$ 1.1 bilhão).

Ponto turístico
O local do naufrágio do MS Zenobia se tornou um ponto conhecido mundialmente e é ranqueado como um dos 10 melhores locais para mergulho recreativo no mundo.

Mergulhadores iniciantes podem ver a parte estibordo do navio e um caminhão ou outro. Já pessoas com mais experiência podem fazer mergulhos através do convés superior e do inferior, onde podem ser vistos muitos caminhões.
Entre as “atrações” desse desastre estão cargas intocadas de carros, equipamentos de telecomunicação, ar condicionado, brinquedos e comida.

Inclusive, há um carregamento com milhares de ovos e muitos deles ainda estão intactos no fundo do mar.
Mistério
Um documentário do Discovery Channel, recentemente, investigou a teoria de que o naufrágio do Zenobia teria envolvimento de serviços secretos israelenses e britânicos.

Segundo o documentário o navio foi naufragado propositalmente, porque, possivelmente, estava levando equipamento militar (que foi encontrado nos destroços), para a um grupo pró libertação da Palestina.
Parte do mistério se justifica, porque, apesar do alto valor da carga que era carregada pelo Zenobia, nenhuma investigação foi levada em frente. Assim, além de um local de interesse para mergulhadores, a história de como esses caminhões foram parar no fundo do Mar Mediterrâneo também levanta uma série de discussões, teorias e muita história.

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