Tecnologia

Caminhão elétrico e autônomo inicia atuação em ruas da Suécia

A empresa de tecnologia sueca Einride anunciou a primeira operação comercial em via pública com o T-Pod, caminhão elétrico sem cabine da marca. O evento, classificado como histórico pela empresa, aconteceu na última quarta-feira (15), em Jönköping, na região central da Suécia.

Schenker Einride Einride T-Pod Swedish electric, driverless

“Este dia representa um marco importante na história da Einride e para nosso movimento de criar uma solução de transporte segura, eficiente e sustentável, baseada em veículos elétricos autônomos, com potencial de reduzir em até 90% as emissões de carbono do transporte de carga rodoviário”, afirmou em nota Robert Falck, CEO e fundador da Einride.

O T-Pod tem Peso Bruto Total (PBT) de 26 toneladas. Ele é um veículo de três eixos autônomo de nível 4, ou seja, uma escala abaixo do integralmente automatizado, segundo definido pela Sociedade de Engenharia Automotiva.

https://www.youtube.com/watch?v=PWSkMkUOGNU

Apesar de não ter cabine para motorista, o T-Pod precisa ser controlado remotamente. Através de monitores, um operador pode controlar até dez unidades de uma vez. A empresa sueca estima o custo operacional do caminhão elétrico autônomo como até 60% menor do que o modelo tradicional de transporte com motorista e movido a diesel.

O primeiro cliente da Einride para o teste é a empresa de logística alemã DB Schenker. O veículo fará entregas diárias de mercadorias entre um armazém e um terminal de carga da zona industrial de Jönköping. O T-Pod tem permissão para fazer apenas viagens curtas com a velocidade máxima de 5 km/h.

Planejamento

Para a Einride, a oportunidade de levar o T-Pod para rua, em operação real, permite que o projeto atraia os olhares das fabricantes de veículos para, dessa forma, ter escala e rentabilidade.

“Como somos uma empresa de software e operacional, nós vemos uma parceria com uma grande montadora como um enorme passo à frente”, conta Falck, que espera fechar um acordo com uma grande fabricante até 2020.

O acordo da Einride e DB Schenker foi assinado em abril do ano passado. Em novembro as empresas iniciaram as instalações necessárias de controle, a primeira do gênero no mundo. A parceira inclui opção de mais projetos do tipo em outros locais de atuação da empresa transportadora alemã.

A startup pretende pedir mais permissões para rodar com o T-Pod em outras rotas públicas, inclusive, expandindo sua atuação para os Estados Unidos.

Com informações da Reuters

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.