A empresa de tecnologia sueca Einride anunciou a primeira operação comercial em via pública com o T-Pod, caminhão elétrico sem cabine da marca. O evento, classificado como histórico pela empresa, aconteceu na última quarta-feira (15), em Jönköping, na região central da Suécia.
“Este dia representa um marco importante na história da Einride e para nosso movimento de criar uma solução de transporte segura, eficiente e sustentável, baseada em veículos elétricos autônomos, com potencial de reduzir em até 90% as emissões de carbono do transporte de carga rodoviário”, afirmou em nota Robert Falck, CEO e fundador da Einride.
O T-Pod tem Peso Bruto Total (PBT) de 26 toneladas. Ele é um veículo de três eixos autônomo de nível 4, ou seja, uma escala abaixo do integralmente automatizado, segundo definido pela Sociedade de Engenharia Automotiva.
Apesar de não ter cabine para motorista, o T-Pod precisa ser controlado remotamente. Através de monitores, um operador pode controlar até dez unidades de uma vez. A empresa sueca estima o custo operacional do caminhão elétrico autônomo como até 60% menor do que o modelo tradicional de transporte com motorista e movido a diesel.
O primeiro cliente da Einride para o teste é a empresa de logística alemã DB Schenker. O veículo fará entregas diárias de mercadorias entre um armazém e um terminal de carga da zona industrial de Jönköping. O T-Pod tem permissão para fazer apenas viagens curtas com a velocidade máxima de 5 km/h.
Planejamento
Para a Einride, a oportunidade de levar o T-Pod para rua, em operação real, permite que o projeto atraia os olhares das fabricantes de veículos para, dessa forma, ter escala e rentabilidade.
“Como somos uma empresa de software e operacional, nós vemos uma parceria com uma grande montadora como um enorme passo à frente”, conta Falck, que espera fechar um acordo com uma grande fabricante até 2020.
O acordo da Einride e DB Schenker foi assinado em abril do ano passado. Em novembro as empresas iniciaram as instalações necessárias de controle, a primeira do gênero no mundo. A parceira inclui opção de mais projetos do tipo em outros locais de atuação da empresa transportadora alemã.
A startup pretende pedir mais permissões para rodar com o T-Pod em outras rotas públicas, inclusive, expandindo sua atuação para os Estados Unidos.
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