Tecnologia

Bridgestone e Toyota construirão veículo para exploração espacial

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, anunciou sua participação em uma empreitada ambiciosa. A marca, em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Toyota, trabalhará na missão internacional de exploração espacial.

Os objetivos desta missão incluem expandir o domínio da atividade humana e desenvolver a propriedade intelectual na exploração espacial. A Bridgestone contribuirá com a pesquisa e produção para os pneus que serão usados nos veículos tripulados.

A marca utilizará sua tecnologia para criar um pneu com o melhor contato possível com a superfície da Lua.

“Estamos honrados em fazer parceria com a JAXA e a Toyota no desafio da exploração espacial. Acreditamos que nossas capacidades técnicas nos permitem explorar o desenvolvimento de um pneu que é capaz de funcionar mesmo nas mais severas condições experimentadas na superfície da Lua e nos levar a um nível mais alto de mobilidade para a humanidade”, afirmou Nizar Trigui, diretor de tecnologia da Bridgestone Américas.

Veículo espacial

A Toyota divulgou que o veículo que fará parte dessa experiência, chamado de ‘rover’, utilizará células de hidrogênio para gerar eletricidade. Com dimensões que podem, facilmente, ser atribuídas a caminhões, o rover terá 6 metros de comprimento (maior do que um VUC), 5,3 m de largura (quase uma vez e meia mais largo que um extrapesado), e 3,8 m de altura (pouco menor do que a altura máxima de cabines no Brasil).

O veículo poderá andar de forma autônoma ou com tripulação. Com autonomia de 10 mil quilômetros, o rover transportará duas pessoas, ou quatro, em casos de emergência.

Entre os desafios para a criação do veículo, está a diferença de gravidade da Lua, que é seis vezes menor do que a terrestre. Além disso, o transporte do combustível é outro ponto que deverá dar dor de cabeça aos engenheiros.

Conjuntamente com o anúncio das parcerias, a Jaxa anunciou a previsão de uma missão de pouso na Lua para 2029. O projeto envolverá a exploração da superfície lunar por astronautas que farão parte da tripulação.

O vice-presidente da JAXA, Koichi Wakata, afirmou, em comunicado, que veículos desse tipo se tornarão comuns no futuro.

“Rovers tripulados e pressurizados serão um elemento importante no suporte à exploração lunar humana, o que imaginamos acontecerá na década de 2030. Nós queremos lançar um rover desse tipo no espaço em 2029″, disse Wakata.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.