Liberação dos 6x2 gera controvérsia entre especialistas, que acreditam que o 6x4 danifica muito menos o asfalto das rodovias
O Marco Regulatório do Transporte, que é um projeto de Lei que está em votação no Senado Federal - depois de ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados, que traz diversas mudanças nas regras para o transporte brasileiro. É o Projeto De Lei 4860/2016.
Uma delas é justamente a proposta de liberar novamente os cavalos mecânicos 6x2, os não traçados, para puxar composições longas, como os bitrens, com peso bruto total combinado de 57 toneladas.
Na regra atual, que está na Resolução 326 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é obrigatório o uso de caminhões com tração 6x4 para utilização nos bitrens, com o argumento de que esse tipo de veículo tem melhor tração e, por isso, danifica menos as estradas.
Especialistas demonstraram que os bitrens, quando tracionados por caminhões 6x2, causam uma grande deformação no asfalto durante os momentos de maior torque, como nas trocas de marchas, pois a tração "patina" e empurra o asfalto para os lados. Os engenheiros dizem que os caminhões 6x4 evitam que os bitrens estraguem tanto as rodovias. Além disso, há o argumento da segurança, já que os cavalos mecânicos 6x2 têm freio motor apenas em um eixo.
Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão
leonardo@planetacaminhao.com.br
Comentarios