Clube Informa

Caminhão que enxerga a estrada e freia sozinho

Um caminhão Mercedes-Benz que freia sozinho

Cada vez mais a tecnologia de ponta está presente nos caminhões e os fabricantes têm se esforçado e investido muito para dar mais segurança ao motorista nas operações. É o exemplo da Mercedes-Benz, que consolidou no Brasil uma versão do seu caminhão topo de linha, o Actros, que é um verdadeiro caminhão inteligente. O Actros oferece um Pacote Segurança com itens exclusivos, como o Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist/ABA), Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) e o Controle de Proximidade (Proximity Control System).  Além de seu amplo pacote de componentes de avançada tecnologia, muitos deles de série. O Assistente Ativo de Frenagem ABA (Active Brake Assist) utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Quando este sistema inteligente detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão por meio dos avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência. Funcionando acima de 60 km/h, o ABA atua em conjunto com o Controle de Proximidade e com o freio de serviço. Ele intervém em caso de colisão iminente com obstáculos em movimento e parados na via, reduzindo então o risco de colisão. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve o controle total ao motorista. Este inovador componente do caminhão pode ajudar a reduzir ao mínimo o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, aliviar bastante suas consequências. O Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) é uma câmera especialmente montada no parabrisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação. O Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System) é Exclusivo e o primeiro sensor de radar, localizado no parachoque, monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura, diminuindo assim o risco de eventuais colisões. Este sistema, que monitora distâncias entre 15 e 150 metros, indicando-as no painel, assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias. Todo esse pacote de segurança está disponível nas versões do Actros 2651 (6x4); 2646 (6x4) e 2546 (6x2).  

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.