10 itens críticos de manutenção no caminhão
Rodar por aí trazendo o sustento pra casa é a profissão que todo caminhoneiro pediu a Deus, mas fazer o transporte rodoviário tem seus prazeres e seus deveres. Não basta só arrumar a carga, pegar o cliente, embarcar, ajeitar tudo, checar a documentação e as notas fiscais e seguir viagem.
De tempo em tempo, é muito importante parar o caminhão para uma revisão geral, até porque rodar com o caminhão com problema pode ser um grande prejuízo. Elegemos aqui dez itens críticos na manutenção do seu veículo que precisam estar sempre em dia e necessitam da sua atenção frequente:
Óleo do motor
É importante conferir o nível do óleo do motor pela vareta. Depois, é necessário também verificar se o óleo apresenta borras ou detritos metálicos — isso pode significar problemas no motor. A troca deve ser feita conforme orientação da montadora ou do fabricante do óleo, o que vier primeiro. Dica: para que seu motor esteja sempre em dia, use lubrificantes Shell Rimula.
Freios
No sistema de frenagem, é importante fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar. Também é preciso verificar se as lonas — ou pastilhas, se for o caso — não estão gastas. Na troca das lonas, deve-se substituir as molas delas também. Ainda, não se pode esquecer de conferir o estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio. E se o veículo contar com sistema ABS, é preciso confirmar se seu funcionamento está ajustado.
Filtros
Os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor devem ser trocados conforme as recomendações dos fabricantes, sempre por produtos originais. Ainda, o filtro de ar deve ser trocado quando estiver muito sujo, com aparência escura. Com o uso intenso, a tendência é que seu tempo de vida útil diminua.
Suspensão
No sistema de suspensão, é recomendável checar o estado das molas, dos batentes, bandejas, barra estabilizadora, enfim, de todo o sistema para saber se não há avarias. Também, verificar a lubrificação dos pinos de suporte e centrais. Outros itens a serem conferidos na suspensão são as buchas, parafusos e grampos, que podem estar frouxos ou soltos. Mangueiras e válvulas também precisam de manutenção periódica, se for o caso de veículo com suspensão pneumática.
Pneus
Jamais deve-se rodar com pneus muito gastos ou avariados. É necessária uma verificação visual para conferir a integridade das laterais e a profundidade das ranhuras da banda de rodagem. Ainda, a pressão deve ser medida e ajustada conforme a carga e os padrões determinados pelo fabricante. Os estepes não podem ficar de lado e precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.
Palhetas do limpador
As palhetas do limpador do para-brisa são essenciais para a visibilidade em períodos de chuva. No entanto, elas ressecam e deformam, principalmente com a falta de uso, e precisam ser trocadas periodicamente.
Luzes
O mais comum é haver queimas de lâmpadas e, nesse caso, é preciso somente fazer a substituição. Mas outros problemas podem influenciar no funcionamento das luzes, como avarias no sistema elétrico ou mau contato.
Quinta roda
Nos cavalos mecânicos, é importante que a quinta roda seja conferida. Deve ser feita a limpeza da graxa antiga e sua substituição, além de verificar se não há folgas em seus componentes.
Sistema elétrico
A checagem deve buscar por oxidação em cabos, terminais e bateria, e por maus contatos nos encaixes. A água da bateria também precisa ser verificada com frequência.
Módulo de injeção
Se o veículo contar com injeção eletrônica, deve-se fazer a atualização do software do módulo de injeção conforme recomendação do fabricante.
Comentarios