A Volkswagen entrou definitivamente para a briga dos pesados no Brasil. Este segmento, que representa a metade do mercado brasileiro de caminhões, tem recebido a atenção dos fabricantes, que estão protagonizando uma grande disputa por cada fatia de participação.

A grande novidade, depois de um investimento de cerca de um bilhão de reais, é o lançamento dos cavalos mecânicos VW Meteor 28.460 6×2 e VW Meteor 29.520 6×4, com cabine Volkswagen inédita, e da nova versão do Constellation, agora extrapesado, com o modelo 33.460 6×4.

Dois modelos e motor brasileiro

NOVOS VW METEOR

Os novos caminhões utilizam o motor MAN D26 de 13 litros. Eles são feitos no Brasil e chegam em duas novas versões, com 460 e 520 cavalos de potência, nas duas novas configurações do Meteor e 460 no novo cavalinho Constellation.

O Meteor 28.460 tem configuração de eixos 6×2 e, com seus 460 cavalos de potência e torque de até 2.300 Nm, tem capacidade para composições de Peso Bruto Total Combinado de 48,5 a 53 toneladas. Tem aplicações diversas na carreta de três eixos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, etc.

No modelo mais potente, o Meteor 29.520 é 6×4, tem motor de 520 cavalos de potência e torque máximo de 2.500 Nm. Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o motor teve mais de 130 componentes modificador para chegar até a potência e torque necessários, com o consumo equilibrado. É caminhão indicado para puxar combinações com Peso Bruto Total Combinado de 57 a 74 toneladas, com sete ou nove eixos.

Transmissão “DA NASA”

A transmissão dos caminhões é a famosa TraXon. É um dos modelos de transmissão mais modernos da ZF, que entrega um elevado nível de performance com relações amplas de marchas e alta eficiência nas trocas, com excelente relação potência-peso. Esta transmissão conta com a inovadora unidade eletrônica da ZF. Os Meteor da Volkswagen utilizam a TraXon de 12 e 16 velocidades.

Mas, e o TGX?

Perguntada sobre a descontinuação da linha dos cavalos extrapesados TGX no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus responde que vai manter os caminhões em linha. “Vamos manter a estratégia dual brand e oferecer os MAN TGX no segmento de extrapesados Premium, mas agora temos uma linha completa de caminhões extrapesados, com motorização para participar do mercado em outros segmentos”, disse o vice-presidente Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, em entrevista coletiva que a reportagem do Planeta Caminhão acompanhou.

Fica ainda a pergunta no ar: como os modelos TGX 28.440 e 29.480 vão sobreviver com a concorrência dos novos Meteor? Os caminhões lançados pela VW trazem um acabamento diferenciado, com elementos que lembram o design e a sensação dos carros de passeio da marca, uma das impressões que a fabricante já havia experimentado em sua família Delivery de caminhões leves.

Um Constellation “pesadão”

Complementando o dia de lançamentos de caminhões Volkswagen, mais uma novidade na populosa família Constellation: o novo 33.460 com configuração de eixos 6×4 aproveita o trem de força do irmão Meteor, mas não herda os luxos da cabine nova. Tem o mesmo motor MAN D26 com 460 cavalos de potência e, segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai atender empreitadas off-road e de uso misto. O Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de até 74 toneladas e a Capacidade Máxima de Tração (CMT) chega a 125 toneladas, consagrando a sua vocação versátil e passando pelos exaustivos testes que a fabricante realizou durante os últimos dois anos.

Unidades já vendidas

E a VW Caminhões e Ônibus fez o lançamento do novo Meteor e já anunciou que tem 210 unidades encomendadas por dois clientes. A Transpipeline, da região Norte, encomendou 110 caminhões VW Meteor 29.520 6×4 para rodar na rota Manaus-Boa Vista puxando tanques de gás GNL. A locadora de veículos Vamos fez o pedido de 100 unidades do caminhão VW Meteor 28.460 6×2. A informação é que a negociação com este modelo chega a 1.350 unidades para a Vamos.

“Os extrapesados VW chegam ao mercado com o pé direito, mostrando que estreiam para fazer história após quatro anos de minucioso desenvolvimento, sempre ouvindo nossos clientes, e mais de R$ 1 bilhão investidos, combinando o sucesso da Volkswagen nos caminhões mais vendidos do Brasil às demandas dos clientes no universo 4.0”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Super carência

Na pré-venda, os novos caminhões da VW estão com condições especiais pelo Banco Volkswagen. Os novos Meteor financiados saem com carência de 12 meses para o pagamento da primeira parcela, via CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com taxas de 0,59% a 0,89% ao mês, dependendo do plano. As condições são válidas até o dia 31 de dezembro de 2020.

Autonomia maior

A VW diz que os novos modelos vão estar com dois tanques, com capacidades que variam de 630 a 940 litros, de acordo com o entre-eixo escolhido. Com exceção do off-road, todos são de alumínio. Os extrapesados VW também dispõem de taque para 100 litros de Arla 32 para evitar a necessidade de abastecimento durante a viagem.

Entre as novidades os Meteor terão opcional de basculamento elétrico da cabine e o Constellation proteção extra do bloqueio de diferencial para operações mais severas.

Conectividade VW

Com o lançamento dos novos caminhões Meteor e o novo Constellation 6×4, a VW Caminhões e Ônibus ativa e dá um gás em suas tecnologias digitais, com a plataforma RIO de conectividade e telemetria. O sistema vem de série nesta fase de lançamento, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM), da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com inúmeras facilidades digitais, que permitem desde a configuração do caminhão até o agendamento de serviços por meio do telefone celular na rede de concessionárias com mais de 140 endereços no Brasil.

Os caminhões da pré-venda terão monitoramento básico grátis pelo período de três anos. Com base nesse serviço, o dono do caminhão ou o frotista poderão acompanhar os principais indicadores de desempenho do veículo – como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas, entre vários outros. É o que permite a adoção de treinamentos específicos para os condutores e a melhoria dos resultados da frota, de uma forma geral.

Redação Planeta Caminhão


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