Principal

Prazo para exame toxicológico vence dia 30: mais de 3,4 milhões de motoristas estão irregulares

Prazo para exame toxicológico vence dia 30: mais de 3,4 milhões de motoristas estão irregulares

Condutores das categorias C, D e E têm até o final de abril para evitar multas e pontos na CNH

O prazo final para a regularização do exame toxicológico está cada vez mais perto, e, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), faltando 15 dias para o encerramento, mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março.

Ou seja, caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Motoristas têm a até 28 de dezembro para atualizarem exame toxicológico |  TN Sul | Portal de Notícias
Alerta e conscientização

A Senatran reforça que os sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal serão responsáveis por verificar o cumprimento dos prazos, podendo aplicar as penalidades após o término do período adicional. Além disso, o órgão tem buscado orientar os condutores por meio de campanhas educativas e alertas emitidos via Carteira Digital de Trânstio (CDT) para que os motoristas realizem o teste.

Veja como verificar se o seu exame toxicológico está em dia:

- Acesse a área do condutor da CDT;

- Clique no botão "Exame toxicológico";

- Verifique se o prazo para realização está vencido;

- Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.