Com déficit estimado de 5.000 caminhoneiros, Portugal tem recorrido cada vez mais a profissionais estrangeiros, especialmente brasileiros, para assegurar seu sistema de transporte de cargas. Dados do setor publicados pelo “Jornal de Notícias” indicam que, no último ano, cerca de 2.000 caminhoneiros brasileiros foram contratados em Portugal, além de outros mil da Venezuela. A dificuldade para contratar esses motoristas -chamados de camionistas em Portugal- é tão grande que empresas oferecem bônus para o recrutamento no exterior.

O déficit de caminhoneiros profissionais em Portugal deve-se a uma conjunção de fatores, especialmente salariais. Enquanto a remuneração base no país é de 630 euros (cerca de R$ 2.800), o valor mais do que dobra em outros vizinhos europeus, como França e Alemanha. Valendo-se da mobilidade no espaço europeu, muitos portugueses optam por trabalhar em outros países. Além disso, há um forte envelhecimento do setor e dificuldade de atrair jovens para a carreira atrás do volante. A idade mínima de 21 anos, prevista em lei, também é outro fator problemático para o setor. A maior dificuldade, é o tempo que os jovens precisam esperar após finalizar a escolaridade obrigatória e o início da vida no mercado de trabalho como caminhoneiro, afirma a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, que congrega mais de 200 empresas do setor.

Facilidades

Além de falarem a mesma língua, os brasileiros contam com outra vantagem: um convênio bilateral permite converter a carteira de habilitação brasileira em carta de condução portuguesa. O benefício, no entanto, é válido apenas para brasileiros que comprovem residência legal em território português. Para carros e motos, a troca é simples. No caso de veículos pesados -categorias C e D-, é necessário um curso adicional, exigido em toda a União Europeia. A formação varia entre 30 e 140 horas, dependendo do tipo e do tempo de habilitação do condutor.

Na vizinha Espanha, por exemplo, a conversão da CNH é um pouco mais burocrática, e os solicitantes das categorias C e D precisam fazer até um novo exame que ateste a capacidade de condução. As exigências para a atuação no mercado europeu -que obedece rígidas regras de segurança e regulamentação- frustram motoristas que chegam a Portugal sem a documentação adequada. É o caso de um jovem de Goiás, de 26 anos, que pede para não ter o nome revelado. Caminhoneiro no Brasil, ele embarcou há dez meses com a mulher e o filho de dois anos para Portugal, motivado por relatos de sucesso em redes sociais. Em situação irregular no país, o caminhoneiro ainda não conseguiu a carteira de motorista europeia. Segundo ele, a ideia de que as empresas estão desesperadas por contratar é ilusória. Haveria, sim, demanda, mas só para quem tem toda a documentação e o visto em dia.

Em grupos de caminhoneiros nas redes sociais, alguns portugueses se queixam da presença dos estrangeiros. Para eles, os novos motoristas desvalorizam a profissão ao aceitarem salários baixos.

Fonte: NTC & Logística


Vendas de implementos rodoviários aumentam no 1º semestre de 2019

IMPLEMENTOS CRESCEM

Petrobras reduz novamente o preço do diesel e da gasolina

NOVA REDUÇÃO

Primeiro trimestre do ano apresenta queda no roubo de cargas

QUEDA NO ROUBO DE CARGAS

Ministro anuncia que governo instalará mil radares em rodovias federais

INSTALAÇÃO DE RADARES
55 Respostas para Portugal busca caminhoneiros no Brasil para suprir falta de mão de obra
  1. Como faço para concorrer a uma vaga lá

  2. Quero concorre uma vaga, e meu Sonhor ser caminhoneiro.

    • Convem saber qur não ha falra de motorista, existem é patrões exploradores que pagam mal.
      Antes de virem para a Europa informe-se sobre a realidade do sector.

  3. Quero uma oportunidade de ser caminhoneiro minha CNH letra D

  4. Bora lá seu caminhoneiro aqui no Brasil é meu sonho trabalha d motorista fora do brasil

  5. SOU MOTORISTA A 26 ANOS SE TIVER INTERESSE ESTOU DISPONÍVEL SOU CATEGORIA D

  6. Sou motorista a 12 anos tenho cnh AE como faço para concorrer a uma vaga

  7. Quero participa da selecção pra motorista tenho 11 anos na profisao de motorista

  8. Sou Motorista Carreteiro Categoria E E Gostaria de ir Embora

  9. QUERO PARTICIPAR DA SELEÇÃO PRA MOTOTISTA CHH E 13 anos na Estrada

  10. Sou motorista carreteiro categoria AE, gostaria de uma oportunidade no exterior, como Fasso para concorrer a uma vaga???

  11. Como faço pra trabalhar em Portugal

  12. Tenho interesse 10 anos de experiência com todo tipo de caminhão e carga CNH E

  13. Sou caminhoneiro tenho disponibilidade de ir

  14. Estou em Portugal a dois anos e minha carta é categoria D brasileira e vou pegar minha residência no dia 22/07/19

  15. Vou na hora 079 98852 4989 experiência há mais de 12 anos

  16. Eu quero trabalhar e sustentar minha família em Portugal

  17. Com no faço pra ir para Portugal sou categoria E e tenho muito interesse em ir trabalhar fora do país

  18. Gotaria de uma vaga em portutal sou motorista a 25 anos de carreteiro e em estrada do brasil e merco sul

  19. Como faço pra me candidatar?

  20. Meu irmão já mora em Portugal á um ano ,minha habilitação é É é tenho muito interesse em ir para Portugal.

  21. Esses caminhoneiros brasileiros pensam que em todos os lugares sao bagunçando igual no Brasil, estao enganados! Aqui no brasil tem muuta demanda para caminhoneiros mas hoje em dia existem poucos profissionais de verdade,de 10 que se dizem MOTORISTAS profissionais se aproveita 1,os outros 9 sao irresponsáveis e usuários de drogas,fazem merda 24 horas nas estradas brasileiras,com certeza essa turma vai si dar muito mal trabalhando em outros países,! Era a profissão mais linda a anos atras no brasil,hoje em dia e um bando de drogados se matando e matando as pessoas nas estradas!

    • Vc e muito idiota com seu comentario, enfelismente as leis no Brasil não funsiona, rodei 14 anos no brasil nunca tomei nenhun tipo de droga nen bati nen tobem carreta .os tem que uza essa merda porque sao obrigado. O cara roda 18 a 20 hs por dia não e facio .e so colocar a lei para funsionar .

  22. Não é tão simples assim, estou aqui há 6 meses tenho cidadania portuguesa o que é mais facil, se preparem para ficar uns 5 meses no mínimo para fazer a troca da carteira, curso e prova, se for para quem não tem cidadania é puor ainda para pegar a autorização de residência demora mais de 6 meses, então traga dinheiro para no mínimo 1 ano, e o custo da troca da carteira e curso + cartão do tacógrafo e CAM gasta por volta de 1000 euros, se tiver que acrescentar alguma categoria passa para 2000 euros.

  23. Como faço pra ter uma vaga (032) 984231855

  24. Ja se encontro em Portugal e estou legal aquardando sef.14 anos de experiência com galerias

  25. Poderia pelo omenos adiantar a marcação do sef para os caminheiros sem a residência não troco a minha carta fica tudo travado.

  26. Eu sou caminhoneiro a 16 anos categoria E tenho interesse se puder telefone 15981303142

  27. Eu tambem sou caminhoneiro a 10 anos e gostaria de ir embora 79-99100-5614

  28. Sou carreteiro vinte sete anos.gostaria de trabalhar em portugal

  29. Esse post poderia ser verdade se as leis Potuguesas cumprir-se o acordo bilateral que tem com o Brasil.
    Conforme todos que estão indo para Portugal, ao chegar lar os Brasileira estão sofrendo quando vão trocar a habilitação brasileira pela carta portuguesa.
    Quando vc vai Trocar a nossa habilitação os Órgão portugues rebaixa a nossa habilitação devido nos barsileiros já pular da habilitação B para a D sem passar pela a C e isso faz vc sair de motorista profissional para motorista amador.

  30. A matéria está equivocada em relação aos salários, acredito eu que não há aqui em Portugal uma empresa pagamento menos de 1100 euros no serviço nacional (Dentro de Portugal), mas ao andar no internacional que abrange todos os países da união europeia e mais um pouco esse salário pode ser triplicado, lógico que para isso é preciso ficar até 30 dias fora de casa, mas é possível.

    O outro problema é a dificuldade para entrar no país legalmente, assim como eu e outros colegas, o problema é conseguir a vaga, somado com o tempo que a empresa tem que esperar até finalizar os documentos no Brasil, mais as custas desse processo todo para ambas as partes, por fim tem mais a demora para converter os documentos brasileiros para os portugueses, a conclusão é que um processo desses do início ao fim não demora menos que 1 ano e não compensa para as empresas, já que as mesmas não tem garantia nenhuma que no final desse processo os motoristas irão ficar trabalhando na casa que lhe ofereceu o trabalho, exemplo disso é do meu próprio patrão, que iniciou o projeto com uns 30 motoristas e hoje se houver 10 trabalhando são muitos.
    E a culpa de não haver mais vagas são dos próprios brasileiros que quando estão no Brasil dizem que lavam até peças aqui se for preciso, mas quando estão aqui só fazem merdas, típico de brasileiro.

  31. Como fasso para arrumar um emprego desse tenho habilitação A/É curso mopp condutor de emergência e condutor de passageiro estou desempregado

  32. eu quero tenho cnh AD e todos os cursos
    MOPP, ESCOLAR e TRANSPORTE COLETiVO

  33. Eu sou joel pedroso tenho carta de conduçao portuguesa porem estou no brasil e minha permnencia est vencida mas tenho interece de voltar pra portugal .

  34. Sou motorista categoria D 26 anos na última empresa motorista de ônibus tenho interesse

  35. Sou habilitado para caminhão categoria A/D e estou em Portugal, queria uma oportunidade..

  36. Eu quero ir ,sou motorista a 10 anos ,como faço pra ir .

  37. Pessoal cuidado com vagas de trabalho em Portugal de caminhoneiro. Quando chegam a Portugal tem muita borucracia com a documentação. 1 tem de estar legal em Portugal que pode demorar até mais de ano para se legalizar no sef. Até lá tem de estar a trabalhar em uma fábrica a ganhar o salário mínimo se não tiver a trabalhar será deportado não obtendo a carteirinha do sef. Depois de ter a cartejrinha do SEF são mais 3 a 4 meses para obter a transição da carteira de motorista para portuguesa. A partir daí está legalizado e pronto para trabalhar como motorista na Europa. Cuidado com as borucracias e atrasos nos documentos. Informar que documentos serão necessários trazer para Portugal. Boa sorte a todos.

  38. Quero emprego de caminhonista em portugal como faço minha cnh.E


[topo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.