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Volkswagen surpreende de novo com caminhão Delivery elétrico

Veículo da Volkswagen desenvolvido no Brasil foi apresentado na Alemanha, durante conferência mundial da marca

delivery-eletrico A Volskwagen, lá na Alemanha, surpreendeu o mercado hoje e apresentou uma versão 100% elétrica do brasileiríssimo novo Delivery. O caminhão foi apresentado em Hamburgo, na Alemanha, durante o Innovation Day, evento promovido pela holding Volkswagen Truck & Bus. O modelo vai iniciar operação em frotas piloto no próximo ano e ainda não está disponível no mercado. O caminhão é equipado com motor elétrico WEG AL160 que entrega 80 quilowatts, ou 109 cavalos de potência, com torque máximo de 493 newton-metros. Ele foi desenvolvido em parceria com a Eletra e tem baterias de íon-lítio LiFePO4 com uma autonomia de até 200 quilômetros. Essa versão elétrica vai estar disponível para os Delivery de 9 e de 11 toneladas. “O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades. Ele insere, definitivamente, a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America. O veículo tem emissão zero e ruído baixo. A recarga é relativamente rápida: é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; com a recarga lenta, a bateria fica cheia em três horas. No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos. Com seu motor elétrico, o e-Delivery está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade, segundo o fabricante. Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, otimizando a capacidade de tração do motor principal. Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma. Gostou da novidade? Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão leonardo@planetacaminhao.com.br

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