Não passe aperto durante a chuva! Além de rodar atento, você pode seguir as dicas do especialista do SEST SENAT sobre atitudes importantes em pista molhada
Rodar de caminhão na chuva é uma condição que multiplica os riscos de acidentes. É por isso que todos os cursos de formação de motoristas e profissionais do volante recomendam, além de cautela, algumas atitudes importantes para evitar os riscos e ter uma viagem tranquila e segura. Aqui no Planeta Caminhão é assim! Veja as 11 dicas vitais pra andar na chuva:
- Mantenha uma distância maior que o do normal;
- Reduza a velocidade, andar abaixo do limite da via; quando reduz a velocidade, você tem mais tempo para tomar uma decisão e menor necessidade de distância de frenagem em relação ao veículo que está na sua frente;
- Se o caminhão estiver vazio, se o cavalo mecânico for 6x2, não erga o eixo auxiliar. Ande com o eixo no chão para ter maior resistência ao atrito lateral e menos chance de se envolver em uma condição de "efeito L";
- A mesma coisa vale para quando você estiver puxando uma carreta de três eixos, quando fica apenas um no chão e os outros dois erguidos, convém você baixar mais um justamente para aumentar o atrito lateral e evitar o efeito "chicote" do semirreboque, porque em uma composição dupla, existem dois perigos: o efeito L e o efeito chicote. São dois comportamentos dinâmicos vulneráveis de uma composição de cavalo e carreta. E poucos motoristas têm conhecimento sobre esses riscos. Por isso há tantos acidentes assim, principalmente em dias de chuva;
- Não dirija da mesma forma no tempo seco e na chuva. Tenha consciência que tudo muda. Em dias de chuva o cuidado deve ser dobrado, pois os riscos de acidente aumentam muito;
- Tenha CERTEZA de que os pneus estão com a calibragem correta. Nem mais pressão, nem menos. Parece repetitivo dizer isso sempre, mas o estado da calibragem dos pneus é muito importante, e mais ainda para os dias de chuva e pistas lisas. Os pneus precisam estar calibrados e também dentro da Lei, com o desgaste correto, com os sulcos com profundidade não inferior a 1,6mm. Quando se trafega com pneus carecas na chuva, eles não conseguem escoar a água e perdem aderência e aumenta o risco de aquaplanagem, levando você a bater seu caminhão.
- Fique sempre atento à geometria da suspensão do seu caminhão: alinhamento e balanceamento.
- Facilite sua visão! Deixe os retrovisores bem posicionados e o vidro do seu para-brisas sempre limpo. E atenção: palhetas dos limpadores de para-brisas sempre em bom estado e funcionais;
- Tenha certeza de que os farois do seu caminhão estejam funcionando bem. Além da obrigatoriedade de rodar de dia com farol aceso, há o fato de você precisar dele durante a chuva;
- Veja e seja visto! Sinalize tudo o que você for fazer, fique sempre atento aos espelhos e ao seu entorno;
- Evite manobras bruscas e evasivas: faça sempre movimentos suaves no volante. Na chuva, o risco de você tombar aumenta muito. Ficar sempre atento evita surpresas e sobressaltos.
Com informações do especialista Anderson de Souza, instrutor do SEST SENAT.
Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão
leonardo@planetacaminhao.com.br
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