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Iveco lança versões do Tector com câmbio automatizado

Novos caminhões da Iveco trazem câmbio de 10 velocidades Eaton e inaugura nova fase nos semipesados da marca

tector2 A Iveco acaba de lançar em todo o Brasil os novos caminhões da linha Tector equipados com câmbio automatizado Eaton de 10 velocidades, inaugurando uma nova era nos semipesados da marca. O caminhão Tector Auto-Shift automatizado tem motor N67, FPT Industrial, em três versões: 170E30 4X2, 240E30 6X2 e 310E30 8X2. "A utilização da transmissão automatizada é uma tendência que começou no segmento de pesados e ganha força, cada vez mais, nos semipesados. O lançamento do veículo propicia que a IVECO amplie a participação de mercado com a já consagrada competitividade da linha Tector", afirma Marco Borba, vice-presidente da IVECO para a América Latina. A categoria de semipesados representa 27% do mercado brasileiro de caminhões. Em 2016, o mercado de veículos comerciais com câmbio automatizado foi de 20% do total dos segmentos 6x2 e 8x2. O caminhão é projeto brasileiro, criado na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais, e levou dois anos para ter seu projeto concluído. Segundo a fabricante, o câmbio automatizado ajuda a evitar possíveis erros nas trocas de marchas e promove economia e segurança. "Os novos modelos Auto-Shift, com câmbio automatizado e motor N67, dão conta de entregas comerciais menores até operações fora de estrada, e atendem os clientes que costumam passar muito tempo dentro do caminhão, uma vez que um motorista chega a fazer de 400 a 800 trocas de marchas por dia, dependendo da aplicação", diz Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco. O conjunto foi preparado para aproveitar o melhor da transmissão, que tem 10 marchas, aproveitando bem o desempenho do motor, além de possuir uma “super reduzida”, que garante tranquilidade ao motorista para arrancar em situações adversas, mesmo com o caminhão carregado. Confira as características especiais do caminhão: Pedal do acelerador otimizado: Foi desenvolvido um pedal de acelerador progressivo permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque de motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse recurso é útil, especialmente em subidas. Down Hill: Numa condição de descida suave, sem o uso de freios, o veículo engrena a 10ª marcha automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador. Isso proporciona mais segurança e redução do consumo de combustível. Power Auto: É uma espécie de botão “sport”, que permite o veículo aumentar sua velocidade. Esta função é habilitada quando o motorista aciona o botão lateral da alavanca de troca de marchas por três segundos, mudando o tempo de troca de marchas pra chegar mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita automaticamente possibilitando redução no consumo de combustível. Auto Coast: Em condições de descida leve ou em trecho plano, quando o veículo estiver diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na 5ª marcha a transmissão aciona automaticamente a embreagem deixando o veículo desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a marcha correta será acionada sem prejuízos para a performance. Kick Down: que ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz uma marcha aumentando o giro do motor. Skip Gear: dependendo da carga, velocidade e inclinação da pista o veiculo faz trocas fora da sequencia convencional. Hill Holder: assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3 segundos, facilitando o engate da primeira marcha - transição de tirar o pé do freio para o acelerador. ASR: em condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas girem em falso. Modo Manobra: basta que o motorista pressione um pouco o acelerador para o veículo começar a se movimentar com velocidade baixa e constante, sem trancos – útil em diversas aplicações, como doca e posto de combustível. O motor é o FPT N67 Euro 5 de seis cilindros, que entrega 300 cavalos de potência. O editor-chefe do Planeta Caminhão viajou a Minas Gerais a convite da Iveco. Leonardo Andrade – leonardo@planetacaminhao.com.br

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