Em 1969, o transporte crescia e, lá na Suécia, nasciam os poderosos V8 da Scania, embalados ao som dos novos discos de Elvis Presley e dos Beatles. Vamos ver quem foi o primeiro cliente dessas maravilhas
O transporte de cargas e o mundo dos caminhões têm história e é sempre bom relembrar alguns fatos importantes e interessantes, diretamente do túnel do tempo. Você sabia, por exemplo, que os primeiros motores V8 da Scania foram lançados no distante ano de 1969, há 48 anos?
Naquele tempo, o Brasil engatinhava no transporte, nosso presidente JK abriu as rodovias e iniciou o desenvolvimento do transporte rodoviário, a Ditadura Militar estava em pleno vigor. Lá na Suécia, a gélida terra Natal da Scania, o transportador Henrik Olsson, hoje com 72 anos, era apresentado ao primeiro motor V8 de sua vida.
Na música, Elvis acabara de lançar seu disco de retorno, From Elvis to Memphis e os Beatles colhiam os louros do excelente disco Yellow Submarine.
Olsson foi o primeiro cliente de caminhões V8 da Scania, no ano de 1969, quando nascia a lenda das estradas. "Quando vimos o motor novo, que tinha uns 80 cavalos a mais de potência do que os motores que estávamos acostumados, decidi na hora comprar um. Trabalhávamos com transporte de toras e na nossa operação precisávamos de mais potência. O nosso primeiro V8, um LBT140, começou trabalhando sem parar, em dois turnos, e logo foi acompanhado por um segundo LBT140", conta Henrik Olsson.
Era tempo de descoberta. O transportador lembra com saudade de como a alavanca do câmbio precisava ser manuseada com carinho, diferente dos caminhões até então. O resultado? Quatro anos depois, eles tinham um caminhão com 600 mil quilômetros rodados e nenhum problema mecânico até então.
Em 1969, a concorrência ficou sem fôlego com os novos Scania V8. Os novos motores levaram três anos de trabalho duro de desenvolvimento e testes para ficarem prontos. Quando o motorzão DS V8 de 14 litros foi apresentado ao mundo na Feira de Frankfurt, na Alemanha, seus imponentes 350 cavalos de potência falavam alto, já que ele era o motor diesel para caminhões mais potente já produzido até então. Nascia uma lenda...
Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão
leonardo@planecataminhao.com.br
Comentarios