Parte do Rodoanel vai ligar a Rodovia Presidente Dutra e a Fernão Dias ao Trecho Oeste, que interliga Castello Branco e Raposo Tavares e todo o sistema

Finalmente as obras do atrasado Trecho Norte do Rodoanel em São Paulo, que vai ligar a Dutra e a Fernão Dias ao Trecho Oeste, foram reiniciadas. A Dersa, que é a empresa pública responsável pelo projeto, fez essa semana uma detonação de rochas no encontro entre os lados Leste e Oeste da escavação de um dos maiores túneis do trecho, o 301.
Esse trecho fica na Zona Norte de São Paulo. A construção do túnel é um dos principais desafios de engenharia vencidos pela Dersa em função das características geológicas da região da Serra de Cantareira.
A solução foi aproveitar as interligações internas entre as duas pistas do Rodoanel para abrir mais frentes no interior da montanha. O trecho Norte do Rodoanel tem investimentos previstos de R$ 8,1 bilhões, sendo R$ 4,3 bilhões aplicados em obras, e o restante em pagamento de compensações ambientais, desapropriações, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação e obras complementares.
Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão
leonardo@planetacaminhao.com.br
Comentarios