Renault Trucks mobilizou-se ativamente para prestar homenagem a Marius Berliet
A Renault Trucks está a celebrar o 100º aniversário das suas instalações de Lyon, aquelas que são consideradas “o berço da marca”.
[caption id="attachment_4947" align="aligncenter" width="620"]
usine Berliet de Venissieux, convoyeur, 1962[/caption]
“Em 1915, Marius Berliet decidiu comprar vários terrenos na zona leste de Lyon e construir uma fábrica de produção em Vénissieux. A empresa começou a crescer e as instalações de Monplaisir no 8.º bairro de Lyon já se tornavam pequenas para os seus projetos ambiciosos. Além disso, era também necessário dar resposta à procura urgente de camiões e contribuir para o esforço de guerra, produzindo armamento para o exército francês em plena Primeira Guerra Mundial”, divulga Renault.
“Marius deparava-se com um enorme desafio: em tempo recorde, tinha de conceber, construir e equipar a sua fábrica ao mesmo tempo que começava a produção. Após cumprir com êxito este desafio, as sucessivas fases de alargamento chegaram aos 387 hectares de área total, isto nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Contudo, Marius Berliet queria muito mais do que construir apenas uma fábrica: “a única motivação que inspirou todo o meu esforço foi o anseio de finalmente realizar o sonho da minha vida: criar uma vasta e próspera cidade industrial.” Desta visão nasceu a Cité Berliet em 1917, preparada para responder às necessidades associadas ao funcionamento da fábrica”, conta a marca.
[caption id="attachment_4948" align="aligncenter" width="620"]
usine Berliet de Vénissieux[/caption]
Atualmente, as instalações de Lyon acolhem o centro operacional da Renault Trucks e são uma das unidades mais importantes do Grupo Volvo, ao qual a Renault Trucks se juntou em 2001. Com cerca de 4000 trabalhadores numa superfície de 180 hectares, a unidade de produção conta com uma fábrica de montagem de motores, uma fábrica de montagem de pontes e eixos, um centro de estampagem e um centro de logística de peças sobresselentes, assim como a sede da equipa de gestão global da Renault Trucks.
Comentarios