30 modelos de peças de reposição feitas com impressoras 3D estarão disponíveis a partir de setembro.
A tecnologia mais uma vez chegou rapidamente aos caminhões. A Mercedes-Benz Caminhões anunciou que, a partir de setembro, começará a produzir peças de reposição genuínas a partir de impressoras 3D. O anúncio foi feito no mundo todo e a empresa não divulgou se a novidade estará em operação no Brasil já no início das operações.
Ao todo, serão 30 tipos de peças, todas feitas de plástico, que poderão ser encomendados ao toque de um botão. A montadora fez questão de frisar que a qualidade das peças não será inferior às demais por ser feita em impressora 3D. Pelo contrário, a Mercedes afirma que a novidade apenas tornará mais rápida a fabricação dessas peças.
"Mantendo a promessa da nossa marca ‘Trucks you can trust’ (em tradução direta: caminhões que você pode confiar), estabelecemos os mesmos padrões de confiabilidade, funcionalidade, durabilidade e economia das peças produzidas em 3D em relação aos itens produzidos de modo convencional", afirma Andreas Deuschle, chefe de Marketing & Operações da área de Serviços e Peças aos Clientes da divisão Mercedes-Benz Trucks. "Entretanto, a impressão em 3D oferece muitas possibilidades, e é por isso que estamos rapidamente ampliando a produção das peças com essa tecnologia."
O grupo empresarial Daimler, que tem a Mercedes como uma de suas marcas, hoje em dia já produz mais de 100.000 protótipos de peças impressas em 3D durante o ano e a empresa aposta nessa expertise para levar a novidade à Mercedes.
"Estamos nos beneficiando de nossa ampla experiência na Daimler com os processos de impressão em 3D para a construção de protótipos", comenta Andreas Deuschle. “As peças de reposição disponíveis consistem em componentes de plástico de alta qualidade. Capas, separadores, capas para molas, dutos de ar e cabos, braçadeiras, suportes e elementos de controle são alguns poucos exemplos da produção econômica de peças da mais alta qualidade que foi possibilitada por meio da impressora 3D.”
As peças "impressas" são criadas com tecnologia baseada no processo de impressão por sinterização a laser (Selective Laser Sintering - SLS). Cada peça 3D pode ser encomendada pelo cliente por meio do número do item especial, o qual está registrado nas listas de códigos de encomenda e nos catálogos de peças de reposição da Mercedes-Benz Trucks.
Comentarios