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ZF USA ECOTRONIC MID PARA AUTOMATIZAR CAMINHÕES

Empresa busca tecnologia com novo produto para automatizar a transmissão dos semipesados

A ZF busca atender à crescente demanda por tecnologias de transmissões automatizadas com seu novo produto: o EcoTronic mid. O modelo tem como base a ZF-Ecomid, uma transmissão manual de 9 marchas para caminhões médios e semipesados. Para converter essa transmissão no sistema automatizado EcoTronic mid, a empresa utiliza os módulos disponíveis nos mercados. TRANSMISSÃO AUTOMATIZADA Com essa abordagem de design-to-market, a EcoTronic mid busca ser uma solução economicamente atraente de troca automática de marcha para caminhões médios e semipesados. A ZF-EcoTronic mid será apresentada no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA), Alemanha, de 2016. O início de sua produção em série está previsto para os primeiros meses de 2017. A tendência de aplicação de sistemas de transmissão automática e automatizada em caminhões pesados, médios e leves é grande na Europa. Mas diversos países emergentes também entrarão nesse mercado nos próximos anos: as previsões para 2025 apontam para 70% do serviço no Brasil e 50% na China; na Rússia e na Índia, as perspectivas são de 25% de utilização de transmissões automatizadas para caminhões. No entanto, um avanço mais rápido do segmento de automatizadas esbarra nos altos custos para a implementação. De acordo com pesquisas feitas, somente as montadoras e os fornecedores com fabricação local serão capazes de produzir de forma competitiva o segmento. A ZF passou a oferecer uma opção econômica de automatização para o driveline de caminhões médios e semipesados. As mudanças abrangem sincronização, atuadores da embreagem, troca de marcha, além da aplicação de um software de controle eletrônico. “Projetamos a ZF-EcoTronic mid visando os mercados emergentes”, afirma Peter Lake, membro da diretoria mundial responsável por Mercado Corporativo e Vendas. “A nova transmissão automatizada para veículos comerciais entrará em produção seriada para os países do BRIC no início de 2017”, completa. Um componente que desempenha um papel essencial no sistema EcoTronic mid é a unidade de controle eletrônico, que se baseia na mesma plataforma de software que o controle da TraXon, transmissão automatizada da ZF para caminhões pesados. Durante seu desenvolvimento, para tornar a EcoTronic mid econômica, a ZF se concentrou sobretudo na facilidade da manutenção. A modularidade da transmissão possibilita utilizar seis kits de reparo. Dependendo do modo de montagem no veículo, muitos dos eventuais serviços de manutenção e reparo podem ser realizados sem precisar remover a transmissão.

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