O terminal portuário ganhou tecnologia que permitirá maior agilidade no trabalho de caminhões de grãos
Iniciou os trabalhos recentemente o tombador portuário para caminhões com 30 metros. A estrutura funciona inclinando o caminhão para que os grãos da carroceria descarreguem no armazém.
A novidade fica localizada no terminal portuário de Cotriguaçu, em Paranavaí, no Paraná. O local é um dos maiores exportadores de grãos do Brasil e o novo tombador permitirá que o trabalho seja feito com mais agilidade e segurança.
Com o novo tombador, Cotriguaçu vai aumentar em 20% a capacidade de descarregamento de cargas que, atualmente, é de 300 caminhões por dia. Além do tombador, o Terminal Portuário investiu na aquisição de balanças específicas para caminhões de 30 metros.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a nova aquisição da Cotriguaçu demonstra confiança do setor privado para investir em Paranaguá: “O cenário positivo que criamos nos últimos cinco anos faz com que a inciativa privada que atua no setor portuário tenha confiança para investir e expandir negócios nos portos do Paraná”, disse.
Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino, os investimentos públicos e privados em modernização e infraestrutura estão contribuindo progressivamente para que o Porto de Paranaguá esteja entre os mais competitivos do mundo.
“Este novo tombador da Cotriguaçu é um exemplo de investimento privado que irá agregar agilidade, redução de custo e maior produtividade no recebimento de cargas. Todas as iniciativas neste sentido refletem no aumento da movimentação e na satisfação dos clientes que optam pelo Porto de Paranaguá”, destacou Dividino.
Segundo o gerente do terminal portuário da Cotriguaçu em Paranaguá, Rodrigo Buffara Farah Coelho, a aquisição do equipamento vai resultar em um volume maior de toneladas descarregadas e atenderá uma demanda de mercado.
“Estamos aumentando o volume de carga e o número de veículos descarregados, além de atendermos a uma demanda comercial dos clientes que terão menor custo com o frete e maior competitividade no mercado”, afirmou Rodrigo.
O novo tombador tem capacidade de elevação de até 80 toneladas, permitindo que os maiores caminhões que rodam pelo país possam fazer o despejo da carga com um único movimento. O equipamento conta com sistemas de segurança para controle de excesso de carga e para captação de pó.
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