O caminhão da Mercedes conquistou o prêmio pelo 12º ano seguido no Brasil
Pela 12º vez consecutiva, o Mercedes-Benz Unimog foi eleito o melhor cross-country do ano na categoria "Veículos para Fins Especiais" pelos leitores da revista "Off Road". Mais de 85 mil votos foram contabilizados entre os 126 modelos participantes da competição. O Unimog conquistou o primeiro lugar entre os concorrentes com 43% dos votos.
Segundo a montadora devido ao motor Euro VI do Unimog localizado no meio do veículo para enfrentar terrenos extremamente difíceis, o deslocamento do quadro está ainda mais para trás, e isso significa que o seu centro de gravidade ficou mais baixo e ao mesmo tempo proporciona uma grande distância do chão, otimizando a dirigibilidade em operações fora de estrada.
As articulações do eixo, atingindo até 30 graus, são possíveis devido à tecnologia de tubo e de torque em conjunto com molas helicoidais. Eixos do tipo portal e uma capacidade de subida de 45 graus são outras características do Unimog U 4023/U 5023 para terrenos extremamente difíceis.
Além disso, há uma capacidade de atravessar áreas alagadas com profundidade de 1,20 m e um ângulo de inclinação lateral de até 38 graus. A condução em situações extremas com a tração em todas as rodas engatada é auxiliada pelos bloqueios dos diferenciais por solicitação e pelo sistema de controle de pressão dos pneus "Tirecontrol Plus". Ele pode ser selecionado pelos botões do volante de seleção para a respectiva aplicação por meio dos modos "estrada", "areia" e "estrada irregular".
De acordo com a Mercedes, a força do Unimog U 4023/U 5023 vem do motor OM 934 LA de alto torque com BlueTec 6 e duto comum, uma unidade de quatro cilindros com deslocamento de 5,1 litros, 170 kW (231 hp) e torque de 900 Nm. Oito marchas à frente e seis à ré estão disponíveis, e opcionalmente há ainda um grupo de marchas para aplicações fora de estrada que funcionam na faixa de velocidade entre 2,5 e 35 km/h.
Comentarios