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VOLVO LANÇA FMX COM TRAÇÃO DIANTEIRA AUTOMATIZADA

Tecnologia lançada na Europa agora chega ao Brasil e à América Latina

A Volvo está lançando no Brasil e na América Latina o FMX com controle automático da tração dianteira. A tecnologia, que foi lançada há poucos meses na Europa, chega prometendo aumentar a produtividade dos caminhões pesados da montadora. VOLVO A função ativa automaticamente a tração no eixo dianteiro quando o veículo começa a patinar em terrenos difíceis ou em pisos escorregadios, mesmo com o caminhão em movimento e sem a ação do motorista. Segunda a montadora, o novo sistema melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível. Segundo a Volvo, muitos motoristas ativam a tração nas rodas dianteiras antes de chegar a um terreno mais complicado com medo de que o caminhão fique atolado e, com isso, acabam exigindo mais do veículo em momentos desnecessários. O novo sistema engata a tração na roda dianteira com o veículo em movimento somente quando a função for efetivamente necessária. O dispositivo funciona basicamente ativando a tração nas rodas dianteiras quando as rodas traseiras perdem tração, fazendo com que o veículo rode com tração integral e vença as dificuldades do terreno. “A inteligência do caminhão entende que ele precisa de tração dupla quando, por exemplo, o veículo está patinando, e aciona o acoplamento do eixo dianteiro. É um sistema eletrônico muito avançado, mas ao mesmo tempo muito simples”, explicou Álvaro Menoncin, Gerente de Engenharia de Vendas da Volvo no Brasil. Segundo dados da empresa, controle automático de tração aumenta a velocidade média do veículo e diminui o consumo extra de combustível. A nova tecnologia é destinada para veículos com tração dianteira (4x4 rígido e 6x6 rígido e cavalo mecânico) que atuam em uma grande variedade de aplicações vocacionais. O automatismo foi conseguido graças a introdução de uma nova caixa de transferência, derivada de uma tecnologia já usada pela Volvo CE, a divisão do Grupo Volvo que produz equipamentos de construção. O dispositivo é formado por um software conectado aos sensores de velocidade das rodas, que detecta e controla a tração. Quando uma roda traseira começa a patinar, a potência é automaticamente deslocada para as rodas dianteiras, sem perda de torque ou da velocidade. Um engate automático ativa a tração nas rodas dianteiras rapidamente. Segundo a Volvo, o caminhão pode ter diversas utilidades: reboques aeroportuários, transporte de madeira, caminhões de apoio para situações mais extremas, transporte de cargas indivisíveis, caminhões bombeiros e até transporte rural que tenham terrenos acidentados ou em caminhos precários. “É mais uma inovação da Volvo. Estamos constantemente ampliando nossa oferta de soluções para aumentar a eficiência do transporte.”, declarou Bernardo Fedalto, Diretor de Caminhões Volvo no Brasil. “É uma exclusividade da Volvo, agora disponível para os mercados brasileiro e latino-americano. Mais uma vez estamos na vanguarda em tecnologias que melhoram a operação de transporte vocacional”, disse Nilton Roeder, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Suporte a Vendas do Grupo Volvo América Latina.

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