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DENATRAN ESTUDA ALTERAR LIMITE DE PESO DOS PESADOS

Pedido faz com que órgão analise a permissão de novos modelos de combinações

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) analisará um pedido da Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná) para decidir se permitirá novos modelos de combinações de veículos de carga. A tentativa seria uma forma de autorizar o uso do cavalo mecânico de quatro eixos, conhecido como bitruck, com a carreta de três eixos afastados, o que não é permitido atualmente. No entanto, para isso seria necessário alterar o limite do peso bruto máximo nas composições de 54,2 toneladas - peso permitido hoje em dia - para 59 toneladas. O CNT (Confederação Nacional do Transporte) encaminhou um estudo que busca comprovar que, se implementada, a mudança não acarretará em prejuízos para as rodovias. Isso porque, por ser uma combinação longa, esse conjunto não implicaria no aumento de peso por eixo e por isso não provocaria prejuízos ao asfalto. Os danos só aconteceriam se a composição fosse curta, assim o peso estaria concentrado e representaria riscos para a estrutura. Atualmente, com o limite de 54,2 toneladas, o cavalo mecânico de quatro eixos pode tracionar apenas carretas de, no máximo, três eixos. A mudança nas regras apresentaria novas opções para o setor de transporte rodoviário, o que reduziria o custo por tonelada transportada. Se por um lado o pedido é para aumentar o limite de peso permitido, por outro o desejo do Setcepar é que o limite de tamanho para as combinações de pesados diminua dos atuais 25 metros para 22 metros. A medida, segundo o órgão, tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas.

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