Sistema 100% automático da Concessionária Novo Litoral promete mais fluidez e segurança; tarifas variam de R$ 0,57 a R$ 6,95 por sentido
A partir da meia-noite do dia 1º de novembro, o trânsito nas rodovias do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira entra em uma nova fase. A Concessionária Novo Litoral (CNL) inicia a operação do pedágio eletrônico Siga Fácil, sistema 100% automático de cobrança que elimina as praças físicas e promete viagens mais rápidas, seguras e com menos impacto ambiental.
Com isso, a CNL se torna a primeira concessionária do Estado de São Paulo a operar integralmente com pedágios eletrônicos. O novo modelo marca um passo importante na modernização da infraestrutura viária paulista, reduzindo filas e o risco de acidentes provocados por paradas bruscas nas cabines tradicionais.
A cobrança começa após a conclusão de um amplo programa de conservação viária, que incluiu melhorias no pavimento, sinalização, drenagem e dispositivos de segurança. Somente nos primeiros meses de concessão, foram investidos mais de R$ 280 milhões. O contrato prevê um total de R$ 4,3 bilhões em investimentos ao longo dos próximos anos.
Como funciona o pedágio eletrônico
O novo sistema opera por meio de pórticos eletrônicos equipados com câmeras e sensores que identificam o veículo automaticamente, tanto pela placa quanto pelas tags de pagamento automático (como Sem Parar, Veloe, ConectCar, etc). O valor é calculado de forma proporcional ao trecho percorrido, variando entre R$ 0,57 e R$ 6,95 por sentido, dependendo da rodovia.
O pagamento pode ser feito até 30 dias após a passagem, via site da Novo Litoral, aplicativo CNL, Pix, cartão de crédito ou débito, ou ainda nos totens disponíveis nos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Após esse prazo, a pendência será considerada evasão de pedágio, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 

 
Descontos e benefícios
Motoristas com tag eletrônica terão 5% de desconto no valor da tarifa. O sistema também contará com o Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicado automaticamente para carros de passeio com tag: a partir da 11ª passagem no mês, o desconto é de 10%, e, da 21ª em diante, sobe para 20%.
Motociclistas estão isentos de pagamento, e moradores de áreas próximas aos pórticos terão isenções específicas mediante cadastro. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, não haverá cobrança para deslocamentos internos no município. Já em Santos, cerca de 600 moradores dos bairros Caruara, Iriri, Monte Cabrão e Cabuçu terão isenção no pórtico P4, nos dois sentidos.
Melhorias nas rodovias
A concessão cobre 212 quilômetros de rodovias, com obras de duplicações, novas faixas adicionais, dispositivos de retorno, passarelas, marginais, pontos de ônibus e 73 quilômetros de ciclovias. Todo o trecho será monitorado por câmeras, com operação ativa 24 horas por dia, incluindo atendimento pré-hospitalar, remoção de veículos e combate a incêndios.
Nos próximos anos, estão previstos 89 km de duplicações, 18 km de faixas adicionais, 18 novas passarelas e 45 dispositivos de conexão entre bairros. As melhorias devem beneficiar diretamente o fluxo entre São Paulo, litoral e interior, reduzindo gargalos históricos e aumentando a segurança para caminhoneiros e motoristas de automóveis.
Confira os locais onde estão os pórticos e o valor da tarifa:
Pórtico 01 - Mogi-Dutra, trecho Arujá: R$ 1,56 por sentido
Pórtico 02, Mogi-Dutra, trecho Mogi das Cruzes: R$ 1,99 por sentido | Estrada do Taboão (P2a): 0,57 por sentido
Pórtico 03, Mogi-Bertioga, trecho Bertioga: R$ 6,95 por sentido
Pórtico 04, Mogi-Bertioga, trecho Santos: R$ 5,80 por sentido
Pórtico 05, Padre Manoel da Nóbrega, trecho Miracatu: R$ 5,59 por sentido
Todos os pórticos estão sinalizados e equipados com orientações aos motoristas.
Na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) há dois pórticos exclusivos para monitoramento - ou seja, não há cobrança. Eles estão localizados no km 389+560 e no km 369+860.
Um novo modelo de mobilidade
Segundo especialistas do setor, a implantação do pedágio eletrônico representa uma tendência global no gerenciamento rodoviário, aproximando o Brasil dos modelos já adotados em países europeus e nos Estados Unidos. Além de agilidade e conforto, o sistema reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes , já que elimina paradas e acelerações nas praças.
Com o início da cobrança, o usuário passa a ter uma experiência mais fluida, transparente e conectada com a era digital. A expectativa é de que o modelo se expanda nos próximos anos para outras rodovias paulistas, abrindo caminho para um sistema de pedágio mais justo, automatizado e sustentável.
E você, o que acha do novo modelo de pedágio eletrônico? Ele vai realmente melhorar a mobilidade ou ainda há desafios no caminho? Deixe sua opinião nos comentários do Planeta Caminhão e participe da conversa sobre o futuro das estradas brasileiras.

 
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