Projeto piloto da CEVA Logistics e Avolta testa Duo Trailers no corredor Barcelona–Madri, com promessa de cortar até 520 toneladas de CO₂ por ano e revolucionar o transporte sustentável europeu. Créditos da foto: @ CEVA
Enquanto o mundo discute alternativas para descarbonizar o transporte de cargas, a Espanha decidiu acelerar. No principal corredor logístico do país, entre Barcelona e Madri, começaram a rodar os chamados Duo Trailers, caminhões gigantes de 32 metros de comprimento movidos a óleo vegetal hidrotratado (HVO), um combustível 100% renovável que promete desempenho igual ao diesel, mas com emissões muito menores.
O projeto, liderado pela CEVA Logistics em parceria com a Avolta, foi lançado em abril de 2025 e tem um objetivo ambicioso: reduzir emissões e aumentar a eficiência logística sem depender de eletrificação total. A proposta é simples, menos caminhões na estrada, mais carga por viagem, e um combustível mais limpo abastecendo motores já existentes.
De acordo com a CEVA, três Duo Trailers circulam semanalmente entre as duas maiores cidades da Espanha, cada um com capacidade para transportar até 70 toneladas por viagem. Com isso, é possível reduzir a necessidade de veículos adicionais, o que significa menos congestionamento, menor consumo de combustível e queda expressiva nas emissões de gases poluentes.
Os resultados estimados impressionam: 520 toneladas a menos de CO₂ e 180 quilos a menos de óxidos de nitrogênio (NOₓ) por ano, o equivalente, segundo a empresa, a retirar 440 caminhões convencionais das estradas. Um impacto direto não apenas no meio ambiente, mas também na fluidez e segurança do tráfego rodoviário.
Mas o que é, afinal, o HVO?
O óleo vegetal hidrotratado é um biocombustível de nova geração, produzido a partir de óleos vegetais e gorduras residuais, tratados com hidrogênio. O resultado é um combustível quimicamente idêntico ao diesel fóssil, que pode ser usado em motores a diesel tradicionais sem necessidade de adaptação. Além disso, o HVO é mais estável e tem melhor desempenho em baixas temperaturas, o que o torna ideal para operações de longa distância.
Os Duo Trailers, por sua vez, são verdadeiros colossos sobre rodas. Medindo 32 metros de comprimento, eles são formados por um cavalo mecânico e dois semirreboques conectados por um eixo dolly, com peso bruto total de até 70 toneladas. Sua operação exige infraestrutura adequada, autorizações especiais e controle rigoroso de segurança, já que o tamanho impõe desafios extras nas manobras e no tráfego urbano.
De acordo com Jaume Capdevila, diretor de transporte terrestre e ferroviário da CEVA Logistics, a iniciativa é um marco na logística europeia: “Este projeto nos permite medir o impacto real das soluções sustentáveis aplicadas em grande escala. Demonstra que é possível reduzir significativamente a pegada de carbono do transporte rodoviário”, afirmou o executivo.
O projeto é acompanhado pela Direção-Geral de Trânsito da Espanha, que também analisa o impacto do modelo na segurança viária e no desgaste das rodovias. Atualmente, existem cerca de 80 licenças ativas para Duo Trailers no país, e, caso a experiência com o HVO seja bem-sucedida, a frota pode ser ampliada para todo o território espanhol até 2026.

Segundo estimativas oficiais, a expansão nacional dessa tecnologia poderia evitar 35 mil viagens de caminhão por ano, economizando cerca de 21 milhões de quilômetros percorridos nas estradas e reduzindo mais de 19 mil toneladas de CO₂. Além do benefício ambiental, o ganho logístico é enorme, menos caminhões para transportar o mesmo volume significa redução de custos e maior previsibilidade nas entregas.
A escolha pelo HVO também tem um componente estratégico: a Espanha ainda enfrenta limitações na infraestrutura de recarga elétrica para veículos pesados, e o biocombustível se apresenta como uma solução imediata e viável para frotas que precisam cumprir metas de descarbonização. Além disso, o combustível é produzido a partir de fontes renováveis locais, fortalecendo a cadeia energética nacional.
O projeto-piloto será avaliado durante 12 meses, com monitoramento constante das emissões, consumo e desempenho dos caminhões. O objetivo é reunir dados suficientes para definir políticas públicas e incentivos fiscais voltados à expansão do HVO e de veículos de grande capacidade no transporte de longa distância. Se bem-sucedido, o modelo espanhol poderá inspirar outros países da Europa, e até do Brasil. Afinal, o desafio é o mesmo em qualquer parte do mundo: como transportar mais, poluindo menos.
A experiência da CEVA Logistics mostra que a sustentabilidade pode andar de mãos dadas com a eficiência. E você, o que acha? O Brasil está preparado para adotar soluções como o HVO e os caminhões de reboque duplo? Deixe sua opinião nos comentários, o debate sobre o futuro do transporte sustentável está só começando.

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