Com margens cada vez mais apertadas e alta nos combustíveis, empresas de transporte e logística apostam em tecnologia para garantir eficiência, segurança e competitividade nas operações.
Por trás de cada caminhão que cruza o Brasil, há uma estrutura complexa de documentos, licenças e prazos que precisa funcionar com precisão milimétrica. Em um país onde mais de 60% das cargas circulam por rodovias, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), qualquer falha nesse sistema pode significar atrasos, prejuízos e perda de competitividade. E é justamente para enfrentar esse desafio que o setor de transporte — responsável por cerca de 3% do PIB nacional — vem acelerando a digitalização de suas operações.
Com os custos logísticos em alta e o preço médio da gasolina acumulando alta de 8,3% em 2024, de acordo com dados da ANP, empresas de transporte e frotistas estão apostando em soluções tecnológicas para otimizar processos e reduzir riscos. Essa transformação foi um dos temas centrais do Parar Summit 2025, principal conferência latino-americana sobre gestão de frotas, realizada em São Paulo.
Durante o evento, um dos grandes destaques foi o novo módulo de Gestão de Documentos da Gestran, empresa paranaense especializada em tecnologias para o transporte e logística. A novidade amplia o ecossistema digital da marca, que já conta com dez módulos integrados, e ataca um dos gargalos mais críticos das operações: o controle descentralizado de informações e prazos legais.
“Em um mundo onde a falta de um documento pode paralisar uma operação inteira, centralizar essa gestão é uma necessidade estratégica”, afirmou Raphael Aguiar, sócio e diretor de Mercado e Expansão Comercial da Gestran.
A nova ferramenta permite acompanhar, em tempo real, vencimentos de licenças, certificados, exames e contratos — tanto de veículos quanto de motoristas. O sistema também envia alertas automáticos, gera relatórios de conformidade e reduz o risco de autuações e paralisações que afetam diretamente o custo operacional. “Nosso objetivo é transformar dados em inteligência de gestão. Cada documento atualizado significa menos risco e mais eficiência”, completa Aguiar.

O movimento de digitalização vem mudando a lógica da gestão no transporte. Antes, a prioridade era reagir a falhas; agora, a meta é antecipar e prevenir. A Gestran, por exemplo, integra seus módulos de telemetria, controle de pneus, combustível e manutenção preventiva, criando uma plataforma de gestão preditiva que ajuda as empresas a planejar melhor e reduzir custos.
De acordo com estudos da Frost & Sullivan, empresas que adotam sistemas integrados de gestão de frotas conseguem reduzir em até 25% o tempo de inatividade dos veículos e cortar custos operacionais em cerca de 15% ao ano. Além disso, a automação documental diminui em até 30% as despesas com multas e penalidades.
O crescimento tecnológico acompanha a expansão do mercado. Segundo projeção da Fenabrave, o setor de veículos novos deve crescer 4,4% em 2025, alcançando 2,75 milhões de unidades vendidas — movimento que pressiona transportadoras e frotistas a investirem mais em gestão e conformidade. Com a idade média da frota ultrapassando 16 anos, a necessidade de controle e manutenção eficiente nunca foi tão estratégica.
O transporte rodoviário movimentou cerca de R$ 366 bilhões em 2024, consolidando-se como um dos motores da economia brasileira. “O controle de documentos e a visibilidade da operação deixaram de ser questões administrativas e se tornaram pilares da governança e da sustentabilidade financeira”, resume Aguiar.
Com mais de 7.000 empresas atendidas em todo o país, a Gestran vem liderando a digitalização do setor com soluções que conectam dados, automatizam decisões e fortalecem a previsibilidade nas operações logísticas. “O futuro da logística é digital e preditivo. Nosso papel é garantir que cada viagem, cada entrega e cada decisão sejam baseadas em tecnologia e informação confiável”, conclui.
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