Carga excessiva, pneus comprometidos, desgaste dos componentes e vazamento de ar estão entre as possíveis causas da ineficiência dos freios
Como parte dos itens de segurança do veículo, o sistema de frenagem exige manutenção periódica e preventiva para garantir viagens seguras e sem imprevistos. Por isso, para evitar acidentes e prejuízos maiores, os caminhoneiros devem estar especialmente atentos ao funcionamento dos freios, algo essencial nesse processo.
“O motorista, muitas vezes, consegue perceber quando há algo errado com o sistema de freios. É fundamental ficar atento a sinais que possam indicar possíveis falhas”, afirma Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da linha comercial da Fras-le. Entre os sinais mais comuns estão ruídos anormais, vibrações no pedal e perda de eficiência durante frenagens repetidas.
Segundo Lipniarski, o mau estado de componentes como pastilhas, discos, sapatas e pneus pode reduzir a eficiência do sistema de freios e até causar danos a outras partes do caminhão. O superaquecimento do sistema também deve ser evitado, pois, se ocorrer, pode comprometer os elementos de fricção, como pastilhas, discos, lonas e tambores.
Para evitar danos não apenas ao sistema de freios, mas também à suspensão, aos pneus e a outros componentes, é fundamental respeitar o limite de carga. "O excesso de peso exige muito mais do caminhão e de seus sistemas, comprometendo o desempenho e acelerando o desgaste das peças", comenta.
Outro ponto importante que merece atenção e pode impactar a performance do freio é a pressão do ar do sistema pneumático. "Se a pressão não estiver regulada ou tiver algum vazamento, a frenagem será ineficiente", adverte.
Compressor, elemento secador, válvula reguladora de pressão e dutos precisam passar por manutenções periódicas para verificar se há problemas de vedação nas válvulas, acúmulo de água nos reservatórios de ar ou contaminação por óleo lubrificante do motor.
Ao menor sinal de falha no sistema de freios, recomenda-se levar o caminhão à oficina para uma avaliação completa das peças, como lonas, pastilhas, discos e tambores. "Um diagnóstico precoce e completo pode evitar gastos desnecessários e danos mais graves", conclui.
A manutenção preventiva continua sendo o melhor caminho para evitar problemas. Revisões periódicas, inspeção detalhada de pneus e freios, além da observação dos indicadores do painel, garantem maior confiabilidade ao veículo. Investir em peças de qualidade e serviços especializados também reduz significativamente os riscos.
No fim, a eficiência da frenagem não é apenas um requisito técnico: é um compromisso com a vida. A atenção ao peso da carga, às condições dos pneus e à manutenção do sistema de freios faz toda a diferença para que o caminhoneiro siga viagem com segurança e confiança.
FAÇA BONS NEGOCIOS com nossos parceiros:
ALLIANCE TRUCK PARTS: Acessórios para Caminhões Mercedes-Benz e Peças de Reposição Multimarcas para os principais modelos de caminhões, ônibus e comerciais leves. Uma solução perfeita para quem busca economia, sem abrir mão do maior custo-benefício. Distribuição exclusiva via Concessionárias Mercedes-Benz. Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/alliancetruckpartsbrasil
ECOFILTER: FILTROS de alto desempenho para motores diesel equipados com a revolucionária Tecnologia Harcap, soluções para tratamento de diesel. Solução REAL para diesel e biodiesel. Compre aqui: http://wa.me/6540423080
TRUCK FORMULA: A mais alta categoria de estradas do mundo, em uma categoria indicada para a cura da estrada. Acesse o cadastro completo no site: https://www.formulatruck.com.br/
SUPERMOTORRIDERS: Soluções personalizadas de treinamento para motociclistas autônomos e de transporte. Acesse e entre em contato: https://supermotoristas.com.br/
ALLTAK ADESIVOS: Películas que Transformam, Protegem e Personalizam seu veículo! Para personalização de superfícies e projetos especiais. Saiba mais em: https://alltak.com.br/
Comentarios