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GWM inicia testes de caminhão a hidrogênio no Brasil, inaugurando nova fábrica em São Paulo

GWM inicia testes de caminhão a hidrogênio no Brasil, inaugurando nova fábrica em São Paulo

Modelo chega ao Brasil para inspeção e testes em Iracemápolis (SP), com foco em transporte pesado de emissão zero e parcerias estratégicas com universidades

A GWM (Great Wall Motor) trouxe ao Brasil seu primeiro caminhão movido a hidrogênio, desenvolvido pela subsidiária GWM Hydrogen powered by FTXT, marcando o início de uma nova etapa no setor de transporte pesado de emissão zero. O modelo desembarcou no Porto de Santos (SP) no início do mês e já se encontra na fábrica da montadora em Iracemápolis (SP) para inspeção e testes. O veículo será apresentado oficialmente durante a inauguração da nova fábrica da GWM no interior paulista. Além de marcar o lançamento de sua linha de produção nacional, o evento simboliza o avanço da empresa em soluções sustentáveis e de alta tecnologia para o transporte de cargas.

O caminhão utiliza um conjunto de células a combustível que, em reação do hidrogênio com o oxigênio, gera eletricidade para alimentar o motor. O resultado é zero emissão de poluentes e apenas água como subproduto. O sistema é composto por uma bateria de 105 kWh e cilindros capazes de armazenar até 40 kg de hidrogênio, além de oferecer recuperação de energia em frenagens e desacelerações.

Inspeções e validações técnicas

Segundo a GWM, as primeiras semanas em solo brasileiro serão dedicadas à inspeção da bateria elétrica, etapa fundamental antes do início dos testes com a célula a combustível. “Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. O hidrogênio funciona como vetor energético, garantindo autonomia e segurança”, explica Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

A fase de testes em rodagem está prevista para setembro e será realizada em parceria com universidades brasileiras, incluindo a USP (Universidade de São Paulo). A instituição já conta com infraestrutura para abastecimento com hidrogênio obtido do etanol, tecnologia nacional que permite a produção de combustível de baixo carbono.


 

Rodagem em condições brasileiras

Os primeiros experimentos acontecerão em pistas de prova no interior de São Paulo, sem carga, avançando gradualmente para condições reais de transporte. A avaliação buscará medir o impacto de fatores como clima, altitude, pavimentação e estilo de condução na eficiência do sistema. Embora seja novidade no Brasil, mais de 30 mil caminhões a hidrogênio da GWM já circulam na China. A introdução da tecnologia no país permitirá adaptações específicas às condições brasileiras e servirá como base para uma futura viabilidade comercial.

Além do hidrogênio verde produzido por eletrólise, o caminhão também será testado com combustível proveniente da reforma do etanol, uma solução que aproveita a vocação agrícola brasileira e pode reduzir custos logísticos. Os testes no Brasil estão inseridos no Programa MOVER, iniciativa do Governo Federal para estimular mobilidade sustentável. O projeto reforça o compromisso global da GWM em alcançar a neutralidade de carbono até 2045.

Parcerias estratégicas

A chegada do caminhão a hidrogênio é resultado de um memorando de entendimento (MoU) firmado com o Governo de São Paulo em 2023 e de acordos posteriores com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), voltados à criação de infraestrutura de abastecimento e intercâmbio tecnológico.

Com a iniciativa, a GWM posiciona-se como uma das pioneiras na introdução de caminhões movidos a hidrogênio no Brasil, fortalecendo a transição energética no transporte de cargas e abrindo espaço para novos investimentos em infraestrutura verde e tecnologias limpas.


GWM Hydrogen powered by FTXT



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