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DER-SP inicia operação de 50 novos radares de fiscalização em trechos estratégicos das rodovias estaduais

DER-SP inicia operação de 50 novos radares de fiscalização em trechos estratégicos das rodovias estaduais

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) iniciou, na terça-feira (12), a operação de 50 novos radares de fiscalização eletrônica em rodovias estaduais não concedidas. A medida, que entrou em vigor às 7h, tem como objetivo reforçar a segurança viária, reduzir o número de acidentes e melhorar a fluidez do tráfego em pontos críticos.

A escolha dos locais foi feita a partir de um mapeamento técnico que considerou fatores como altos índices de acidentalidade, histórico de excesso de velocidade, condições geométricas da pista e presença de áreas de travessia de fauna. A ideia é atacar de forma direta os principais fatores de risco para motoristas e passageiros.

Esses 50 novos dispositivos fazem parte de um contrato mais amplo, firmado pelo Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 equipamentos de fiscalização nos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais sob gestão direta do DER-SP. O restante dos aparelhos está em fase de instalação, testes e homologação, e deve entrar em operação até 2025.

Segundo o presidente do DER-SP, Sergio Codelo, a ação representa um compromisso do governo estadual com a preservação de vidas. “Cada radar instalado é uma ferramenta para evitar acidentes e salvar vidas. Nosso objetivo é reduzir ao máximo a acidentalidade nas estradas paulistas”, afirma o dirigente.


Novos radares começam a operar, a princípio, em rodovias do noroeste de SP. Equipamentos serão implantados nas demais rodovias Estaduais - FOTO: Divulgação

Os aparelhos instalados medem a velocidade de forma precisa e contam com tecnologia para funcionamento contínuo, inclusive em condições climáticas adversas. Todos os trechos receberam sinalização adequada para informar os limites permitidos e alertar os condutores sobre a fiscalização.

Com a ativação dos novos pontos, a fiscalização passa a ser mais abrangente, cobrindo desde áreas urbanas de ligação até trechos de pista simples e duplicada, onde o desrespeito à velocidade máxima permitida costuma gerar maior risco de colisões.

Ao final do projeto, o total de radares nas rodovias estaduais de São Paulo — somando os já existentes com os novos — deve superar 1.100 equipamentos. A expectativa é que o aumento da fiscalização resulte não apenas em menos acidentes, mas também em uma mudança de comportamento dos motoristas.

A cobertura inicial contempla todas as 14 Coordenadorias Gerais Regionais do DER-SP, incluindo cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Cubatão, Araçatuba e Presidente Prudente. Isso significa que praticamente todas as regiões do estado serão beneficiadas.


Equipamentos serão instalados em pontos estratégicos, para contribuir com a redução de acidentes ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias - FOTO: Divulgação



Além de monitorar a velocidade, os novos sistemas também permitem a contagem de eixos dos veículos, recurso importante para a gestão de tráfego e o planejamento de obras e melhorias. Os dados coletados serão usados para orientar políticas públicas e futuras intervenções nas rodovias.

O investimento em tecnologia de fiscalização é uma tendência global no combate a acidentes. Estudos apontam que a presença de radares reduz a velocidade média dos veículos e, consequentemente, a gravidade das ocorrências — fator que se torna ainda mais relevante em rodovias com tráfego intenso de caminhões e veículos de carga.

Embora a medida tenha apoio de entidades ligadas à segurança viária, parte dos motoristas critica o aumento no número de equipamentos, argumentando que o foco deveria estar também em melhorias na infraestrutura e em campanhas de conscientização. O DER-SP afirma que as ações não são excludentes e que o programa de radares é apenas uma das frentes de atuação.

Com a operação já em andamento, o órgão promete ampla divulgação sobre os pontos de instalação, tanto nos canais oficiais do governo quanto na imprensa, para garantir transparência e permitir que os condutores ajustem sua condução. Continue acompanhando o Planeta Caminhão para mais informações sobre segurança viária, transporte de cargas e as principais novidades do setor rodoviário no Brasil.

Confira a localização dos radares por Coordenadorias Gerais Regionais (CGRs) do DER-SP:

CGR01 - sede Campinas
CGR02 - sede Itapetininga
CGR03 - sede Bauru
CGR04 - sede Araraquara
CGR05 - sede Cubatão
CGR06 - sede Taubaté
CGR07 - sede Assis
CGR08 - sede Ribeirão Preto
CGR09 - sede São José do Rio Preto
CGR10 - sede São Paulo
CGR11 - sede Araçatuba
CGR12 - sede Presidente Prudente
CGR13 - sede Rio Claro
CGR14 - sede Barretos



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