Principal

Rodojunior vai restaurar Volvo FH12 1995 e carreta Randon Mercosul da Michelon

Rodojunior vai restaurar Volvo FH12 1995 e carreta Randon Mercosul da Michelon

Conjunto histórico do transporte brasileiro vai voltar a vida e já tem lugar reservado em uma das coleções de caminhões Volvo mais exclusivas no mundo
 

Um dos conjuntos mais emblemáticos da história do transporte brasileiro está prestes a ganhar vida nova. Trata-se de um Volvo FH12 380 cv, ano 1995 importado, que ficou cerca de 20 anos parado na aduana de Uruguaiana, e que agora inicia um processo completo de restauração por uma iniciativa de Eliseu Marques Júnior, proprietário da  Rodojunior Transportes e Logística Ltda, empresa com sede em Rio Verde (GO). e que em breve completará 25 anos de atuação no setor

O empresário Júnior assumiu a restauração de um dos conjuntos mais icônicos da Rodoviário Michelon, um o Volvo FH, combinado com um semirreboque frigorífico Randon Mercosul. A ligação com esse caminhão vai muito além de uma simples negociação e mais do que recuperar um caminhão e uma carreta, Júnior enxerga essa missão como uma oportunidade única de preservar parte da história do transporte rodoviário brasileiro.

O proprietário da Rodojunior, sempre que possível, revela sua grande admiração por Sr Ladair, um dos sócios-fundadores da transportadora gaúcha, uma verdadeira referência e inspiração desde sua infância. Amigo pessoal e admirador do Sr. Ladair, Júnior recebeu oficialmente o conjunto no início desse ano, em São Marcos (RS). No mesmo dia do “resgate”, foi realizada uma doação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município gaúcho, como parte do acordo envolvendo os transportadores.

A cerimônia de transferência de propriedade do conjunto também foi marcada por um misto entre a modernidade e o clássico. O embarque e transporte do cavalo mecânico e do semirreboque foi realizado por um Volvo FH 540 Série 30 anos e por um Volvo FH 540 Top Class X. O destino final? Rio Verde (GO), onde todo o processo de restauração será acompanhado de perto por Eliseu Marques Junior. Todos os detalhes serão mantidos, preservando assim toda a originalidade do conjunto.

O Volvo FH da Michelon foi liberado após anos de pendências na aduana. Ao saber da novidade pelas redes sociais, o proprietário da Rodojúnior não pensou duas vezes: entrou em contato com o Sr. Ladair para perguntar se o caminhão estaria à venda. A resposta não poderia ser mais emocionante — "O caminhão já é seu". Assim, o icônico conjunto da Michelon ganhou um novo lar em Rio Verde.

O projeto de restauração é minucioso. A ideia é manter a originalidade máxima, desde a pintura do chassi até a plotagem com o nome e logo da Rodoviário Michelon. A carroceria, feita de alumínio, será polida, e o chassi ganhará novamente sua cor de origem. A única alteração prevista são as rodas de alumínio, já que as originais foram furtadas durante os anos em que o caminhão permaneceu parado.

Na parte mecânica, o desafio é grande. Afinal, são duas décadas exposto ao tempo, o que gera a necessidade de uma revisão profunda no motor, injeção, chicote elétrico e diversos outros componentes. Felizmente, muitos itens internos foram preservados, como bancos, cama e tecidos originais, o que é extremamente raro e valoriza ainda mais o processo de restauração.

O objetivo é concluir toda a restauração até o final do ano, e o caminhão, assim que finalizado, ficará em exposição no museu da Rodojúnior. Mais do que uma peça de coleção, será um símbolo da paixão pelo transporte e uma homenagem à história da Rodoviário Michelon, eternizando nas estradas e na memória de quem ama caminhões esse pedaço tão especial da história.
 

A coleção de caminhões Volvo mais exclusiva no mundo

O icônico Volvo FH12 380 estará ao lado de outro importantes modelos da montadora sueca que já fazem parte da coleção, como, um Volvo FH série 25 anos, um Volvo FH série 30 anos, um Volvo NH 12 420 e um Volvo NL 10 340 Power, o primeiro caminhão da transportadora goiana. Reunidos, estes exemplares consagram a Rodojunior como proprietária de uma das coleções de caminhões Volvo mais exclusivas no mundo.


O icônico conjunto da Rodoviário Michelon

A história de um dos mais importantes veículos que fizeram parte da frota da Rodoviário Michelon, começa em 1994, quando o Volvo FH12 380 chegou ao Brasil, importado diretamente da Suécia. Considerado o caminhão mais moderno do mundo na época, o extrapesado trazia sob a cabine construída em aço de alta resistência, o revolucionário motor D12 de 380 cv. Naquele ano, o extrapesado também conquistou o renomado prêmio “International Truck of the year” - o caminhão do ano no mercado internacional.

Já o semirreboque é resultado de uma importante parceria de desenvolvimento entre a própria Rodoviário Michelon e as Indústrias Randon, em 1996. Idealizado pelo próprio Sr. Ladair Michelon, o semirreboque revolucionou o transporte rodoviário de cargas com temperaturas controladas na América Latina, ao proporcionar um aumento de até 50% no volume de carga transportada. O sucesso foi tão grande, que a configuração se tornou um padrão nas operações de transporte internacional pelo continente.

O processo de desenvolvimento da carreta é um dos destaques no livro “Ladair Michelon, o homem que comprou o primeiro caminhão Scania fabricado no Brasil”, publicado em 2022 e escrito por Dimas Barbosa Araujo. A segunda edição da obra está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2025.

Como parte importante da frota da Rodoviário Michelon, o conjunto operou por vários anos em rotas do Mercosul. Entretanto, ficou parado na aduana de Uruguaiana (RS) por quase 20 anos, devido a burocracias fiscais. Fundada em 1934, a transportadora gaúcha se tornou uma das maiores do Brasil e chegou a contar com cerca de 800 caminhões na frota. A empresa encerrou as atividades em meados dos anos 2000.

O Planeta Caminhão foi ver de perto a carreta Michelon que será restaurada pelo Júnior, que contou sobre as etapas, próximos passos e como ele quer deixar o conjunto. Confira o vídeo aqui embaixo. E aí, você também está ansioso para ver o resultado dessa restauração? Compartilha esse texto com seu amigo apaixonado por caminhão. 



Fonte e dados: Lucas Gonçalves - Caminhões e Carretas
 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.