Principal

Recapagem: você conhece os todos os benefícios da reforma de pneus de caminhões e ônibus?

Recapagem: você conhece os todos os benefícios da reforma de pneus de caminhões e ônibus?

A recapagem de pneus é uma prática sustentável que traz consideráveis ​​benefícios ambientais e econômicos, especialmente no setor de transporte rodoviário

Já se perguntou porque, em vez de descartar pneus desgastados, não o utilizamos para o mesmo fim, já que é totalmente reciclável? A recapagem, processo que permite a reutilização da carcaça, substituindo apenas a banda de rodagem, tem sido uma importante solução para muitos caminhoneiros, frotistas e transportadores. Isso porque, além do aspecto econômico, a recapagem de pneus oferece uma série de benefícios importantes para a sustentabilidade e meio ambiente, como a economia de recursos naturais e a redução relevante de pneus descartados na natureza.

De acordo com a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), essa técnica pode reduzir em até 80% o consumo de matéria-prima em comparação com a fabricação de um pneu novo. Além disso, estima-se que cada pneu reformado economiza cerca de 57 litros de petróleo, um recurso essencial na produção de borracha sintética. Mas os impactos ambientais positivos vão além da economia de recursos naturais, já que o descarte incorreto dos pneus é outra séria ameaça ao meio ambiente. 

Segundo o IBAMA, o Brasil gera anualmente mais de 450 milhões de toneladas de resíduos de pneus, um produto que pode levar décadas para se decompor e a recapagem contribui significativamente para a redução desse volume, pois ao prolongar a vida útil dos pneus, a prática reduz o envio de CO₂, evitando a produção de novos produtos e trazendo o acúmulo de resíduos poluentes ao meio ambiente. Estima-se que a recapagem economize cerca de 40 quilos de matéria-prima por pneu, incluindo borracha, aço e negro de fumo.

O que é um pneu de recapagem e porque é que é um bom investimento?

Do ponto de vista econômico, a recapagem é uma solução altamente vantajosa tanto para empresas de transporte, como para caminhoneiros autônomos. Um pneu recapado pode custar até 70% menos que um novo, mantendo um desempenho semelhante. Estudos mostram que um pneu de caminhão pode ser recapado até três vezes sem comprometer a segurança, desde que o processo seja realizado dentro dos padrões técnicos. Com a integração de pneus reformados em programas de gerenciamento de pneus, as frotas podem economizar mais de 65% com custos relacionados à aquisição de um pneu reformado. 

Grandes marcas como Michelin, Goodyear, Bridgestone e Vipal investem continuamente em tecnologia para oferecer pneus reformados com alta qualidade e confiabilidade, garantindo aderência e resistência equivalentes aos pneus novos. Além da redução do impacto com os descartes dos pneus, a produção das bandas também auxilia as fábricas consumirem menos insumos para a produção dos novos produtos.

Gonzalo Muzzupappa, Gerente Sênior de Categoria na América do Sul da Bandag, empresa pertencente à Bridgestone dedicada à pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem explicou em números como a economia da recapagem é positiva para todo o ciclo: "Em 2023 a produção das bandas de rodagem da Bandag consumiram cerca de 66% menos energia que a produção de pneus novos e foi necessário utilizar apenas 7.934 m³ de água, em comparação com os 58.843 m³ necessários para fabricar um pneu de caminhão novo", complementa.

 

O executivo destaca que, por ano, a Bandag do Brasil reforma em média 2 milhões de carcaças, evitando que mais de 100 mil toneladas de pneus se transformem em lixo: "Os pneus reformados podem custar em média até 35% menos do que pneus premium novos com o mesmo desempenho. Além de recapagem premium, a Bandag também busca oferecer as melhores soluções de negócios para ajudar motoristas e frotas de todos os portes a maximizar seus programas de pneus e conseguir maior economia", afirma Gonzalo.

No que diz respeito à segurança, os pneus recapados passam por testes rigorosos antes de serem liberados para uso, obedecendo às normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A tecnologia empregada atualmente na recapagem permite que os pneus reformados sejam usados ​​com segurança em diversas aplicações, inclusive no transporte de carga e passageiros.

Dessa forma, a prática não apenas reduz custos para as empresas, mas também colabora para um transporte mais sustentável e eficiente, tornando-se uma solução inteligente para o setor. Com a evolução da recapagem e o desenvolvimento de novos compostos de borracha, os pneus reformados se tornaram uma opção viável para frotas e motoristas autônomos que buscam economia sem abrir mão da segurança e do desempenho.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.