Descubra como os modos de condução de um veículo na estrada e no "trânsito" podem interferir no motor e na durabilidade de peças do caminhão
Quem trabalha com caminhão sabe que em um itinerário, é possível se deparar com um “anda e para”, mas também, com a necessidade de manter o veículo em pleno funcionamento por um longo período, aumentando as chances de ter problemas com o motor em ambas as situações. Mas, afinal, o que é mais prejudicial para o motor de um carro? Um longo percurso do veículo ou o acelerar e frear de um engarrafamento?
A diferença entre longas e curtas distâncias é retratada na compra de um veículo seminovo, muitos vendedores utilizam a máxima “essa quilometragem é de estrada”, para exaltar a forma como o carro foi conduzido. De acordo com Denilson Barbosa, técnico em lubrificantes da YPF Brasil, o modo de condução pode até ajudar na performance de um motor, mas sua durabilidade e condições estão mais atreladas ao calendário de manutenção do veículo.
“A utilização do carro em estradas, em teoria, pode sim oferecer condições mais suaves de condução, fazendo com que o carro trabalhe melhor, atingindo uma temperatura ideal de funcionamento. Mas na prática, isso deve sempre estar atrelado à questão de manutenção do veículo que precisa ser feita de maneira correta e sempre e seguindo o manual do proprietário”, comenta.
Caminhões parados em congestionamento da BR-, sentido Rio de Janeiro - Foto: Jornal O Globo
O efeito “anda e para” no motor
O constante ciclo de “anda e para” pode ser uma forma de desgaste para o motor, prejudicando-o principalmente quando forçado a trabalhar em elevadas temperaturas, além de diminuir a eficiência dos combustíveis e causar acúmulos de sujeira em várias partes. Essa consequência pode ser piorada caso não seja utilizado um óleo lubrificante correto e que atenda às especificações descritas no manual do veículo.
“Existem diferenças entre a lubrificação de um veículo conduzido em estrada e outro no trânsito. No “anda e para” o motor trabalha em constante marcha lenta, o que influencia diretamente no fluxo do óleo, consequentemente em sua lubrificação. Já na estrada, o veículo tende a fluir melhor, potencializando o fluxo de óleo lubrificante e consequentemente sua lubrificação será melhorada. É válido lembrar que a qualidade do óleo lubrificante é fundamental para um bom desempenho do motor, juntamente com as condições de manutenção em dia”, afirma.
Caminhões que fivam longos períodos em pleni funcionamento podem aumentar os riscos de super aquecer ou até mesmo funcir o motos do caminhão, porém, tendem a ter desgastes menores em algumas peças como freio e embreagens, Foto: Divulgação/Internet
O tipo de óleo e sua troca necessária
Os óleos sintéticos tendem a ter intervalos de trocas maiores, devido sua proteção, isso em relação há um óleo mineral por exemplo, todavia, seguir as recomendações dispostas no manual podem potencializar a utilização do veículo. O período de troca de óleo está atrelado a quilometragem e ao tempo desde a última troca realizada e não pela forma de condução, no entanto, em condições severas de utilização, compreendendo somente a utilização em engarrafamentos, por exemplo, pode ser recomendado a troca do lubrificante, diferente de um veículo conduzido em estradas.
“Caminhões que fazem mais trechos rodoviários que urbanos, tendem a ter desgastes menores em algumas peças como freio e embreagens por exemplo, já veículos que rodam em trânsito ou engarrafamentos tendem a ter, além de desgastes maiores nessas peças, um intervalo de troca de óleo e filtros maiores, devido a utilização em condições severas de condução”, finaliza.
A manutenção preventiva é fundamental para garantir a durabilidade e o desempenho do motor de um caminhão, evitando falhas mecânicas e reduzindo custos com reparos emergenciais. Trocas regulares de óleo, filtros e fluídos, além de inspeções periódicas em componentes como sistema de arrefecimento e turbocompressor, ajudam a minimizar o desgaste e prolongar a vida útil do motor. Você enfrenta mais as frenagens constantes ou longos períodos rodando? Participe com a gente e compartilhe esse conteúdo.
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