Caminhão super bitrem oferece ganho em performance, reduzindo o fluxo de veículos nas estradas e de emissão de CO2 na atmosfera
A CMPC Brasil, multinacional centenária do setor florestal, está trazendo uma grande novidade para sua operação de transporte. Um modelo de caminhão remontável super bitrem, exclusivo no Brasil, desenvolvido especialmente para a empresa, já está em funcionamento em regiões do Rio Grande do Sul, próximas à sua sede.
Resultado de uma parceria com a empresa JSLA, a inovação consiste em um veículo de 9 eixos, que tem a capacidade de transportar 74 toneladas, equipado com tecnologia que permite sobrepor uma carreta à outra. O caminhão remontável tem realizado rotas de transporte de madeira entre Guaíba, onde fica a sede da empresa, e a área de São Gabriel, a mais de 300 quilômetros de distância, onde a CMPC mantém hortos florestais.
A previsão da CMPC é aumentar a frota de super bitrens, com a meta de operar de 20 a 30 caminhões em diversas regiões do RS nos próximos 12 meses. Esse caminhão oferece uma alternativa ao tritrem, que possui duas carretas, mas só pode circular durante o dia. Com o super bitrem, é possível transportar madeira com duas carretas e, após a descarga, o veículo é modificado para se tornar uma carreta simples.
Isso permite que ele retorne à origem à noite, reiniciando o ciclo no dia seguinte. Assim, a empresa diminui a necessidade de caminhões adicionais que eram utilizados nas rotas quando o tráfego noturno de caminhões tritrem não era permitido. "Somos uma companhia atenta às inovações que possam ser implementadas e que gerem melhorias reais não só para nossa operação, mas também para o meio ambiente”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil.
Lacerda acredita que a nova tecnologia pode trazer ganhos a diversos setores do transporte e se orgulha de trazer algo inédito para o mercado brasileiro: “Émuito gratificante estarmos implementando uma tecnologia inédita no Brasil e que assegura ganhos logísticos e redução na emissão de CO2 na atmosfera", afirma o diretor.
A adoção do caminhão remontável oferece ganho em performance de giro e capacidade de carga 35% maior quando comparado a operação tradicional, o que possibilita que o veículo realize mais viagens no mesmo período de tempo. Além disso, a adoção do modelo permite que seja mensurada e reduzida a emissão de CO2 por m³, o que auxilia a companhia a tornar sua operação terrestre cada vez mais sustentável.
O caminhão remontável também possui importantes dispositivos de segurança. A exemplo do ADAS, um sistema composto por vários componentes, sensores e controladores que, juntos, garantem o movimento correto e seguro do carro. E, ao mesmo tempo, informam o motorista sobre vários possíveis perigos na estrada. Além da adoção do sistema de câmeras internas e externas para acompanhamento das viagens, catracas automatizadas e aspersão para evitar poeiras para a comunidade.
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