Caminhão de 20 toneladas e 17 metros de comprimento acompanhou uma frota de 48 carros elétricos saindo da cidade na Dimanarca até a França.
O grupo dinamarquês de engenharia Danfoss completou uma jornada épica com um de seus caminhões elétricos, viajando mais de 1.300 quilômetros (800+ milhas) da Dinamarca até Le Mans, na França, para coincidir com o evento da corrida de 24 horas, juntamente com 48 carros elétricos. O caminhão elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento participou do que os organizadores chamaram de "a maior viagem rodoviária elétrica do mundo".
A viagem elétrica composta por 48 carros elétricos e um caminhão elétrico partiu oficialmente da sede da Danfoss em Nordborg, Dinamarca, em 12 de junho. De Nordborg, a delegação cruzou a fronteira com a Alemanha e chegou à Holanda no mesmo dia para uma parada. O caminhão elétrico faz parte da frota de caminhões totalmente elétricos da Danfoss. Ele participou da jornada de três dias para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado e as muitas soluções tecnológicas que já existem atualmente.
O caminhão contém vários componentes essenciais da Danfoss, que teve um crescimento significativo em seu negócio de eletrificação nos últimos anos. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os caminhões e outros transportes pesados emitiram 1,776 milhão de toneladas de CO2 anualmente em 2020. No entanto, 45% de todas as mercadorias transportadas por estrada na Europa percorrem menos de 300 km.
Ao tomar as medidas para eletrificar o que é alcançável, é possível obter uma grande economia de emissões com a tecnologia que já está disponível. A viagem foi organizada como um evento sem fins lucrativos pela empresa GodEnergi, com o objetivo de dissipar a ansiedade em relação à autonomia e demonstrar que é possível eletrificar o transporte em uma extensão muito maior do que a comumente percebida atualmente.
Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss, disse: "48% de todos os caminhões na Dinamarca percorrem menos de 300 quilômetros por dia e 62% de todas as viagens de caminhões pesados na UE são inferiores a 400 km. Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas para a conversão para caminhões totalmente elétricos. Para garantir a melhor produtividade possível, a infraestrutura de carregamento deve ser estabelecida principalmente em locais como terminais de carga, de modo que o tempo de carregamento seja igual ao tempo de carga”, avaliou.
O diretor avalia que devido a essas melhorias, os caminhões de transporte rodoviário evoluíram: “É por isso que enviamos um de nossos caminhões elétricos a Le Mans para provar que é possível percorrer distâncias maiores atualmente. Em outras palavras, para uma grande parte dos caminhões, não há razão para ter ansiedade de alcance e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado fará uma contribuição significativa para a transição verde”, destaca.
"Somos 115 participantes dessa viagem que adoram automobilismo e carros e, ao mesmo tempo, queremos provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. A tecnologia e as oportunidades estão aí. Temos o prazer de contar com a Danfoss e seu caminhão elétrico, pois é uma empresa reconhecida por suas soluções e tecnologia em eletrificação", diz Jan Darville, CEO da GodEnergi.
Eletrificado desde Nordborg, na Dinamarca, até Le Mans, na França
Em 13 de junho, a delegação seguiu da Holanda, passando pela Bélgica, até o destino final: Le Mans, na França. Todo o comboio era composto inteiramente por veículos elétricos, e todos os aspectos da viagem foram eletrificados. Os membros dependiam da energia dos carros participantes para seus acampamentos, inclusive para cozinhar seus alimentos em churrasqueiras elétricas.
Normalmente, o E-truck faz parte das operações internas da Danfoss, conduzindo cargas entre instalações de produção e locais de logística. Além disso, o caminhão é embalado com soluções e componentes do próprio portfólio da Danfoss. A Danfoss Editron está fornecendo o carregador de bordo ED3 e a fonte de alimentação elétrica para os caminhões elétricos da Volvo, o que permite o carregamento rápido de CA durante a noite e é um facilitador fundamental para a eletrificação de caminhões e ônibus rodoviários, bem como de veículos fora de estrada.
A funcionalidade dupla do ED3 fornece 43 kW de potência para carregar um caminhão durante a noite (8 a 9 horas), usando tomadas de corrente alternada prontamente disponíveis. Isso permite a rápida implantação de caminhões EV e, ao mesmo tempo, minimiza os custos de infraestrutura de carregamento para os usuários finais. Embora o carregamento de CC seja mais rápido e geralmente seja a opção preferida, a capacidade de carregar rapidamente com energia CA (ou seja, de se conectar diretamente à rede elétrica para o carregamento) é fundamental para proporcionar flexibilidade aos veículos elétricos pesados.
O carregamento rápido de CA é necessário para eliminar a ansiedade de alcance dos veículos comerciais que operam em rotas variáveis ou veículos em locais de construção onde não é possível acessar o carregamento de CC. Esse produto exclusivo também atua como uma tomada de força elétrica (ePTO) de 44 kW para alimentar funções auxiliares do veículo, como compressores em caminhões refrigerados e compactadores em caminhões de lixo, bem como funções de trabalho em veículos fora de estrada, como escavadeiras e carregadeiras de rodas.
A Semikron Danfoss fornece inversores de tração SKAI de alta tensão (HV) para os caminhões elétricos da Volvo Trucks. O inversor de tração desempenha um papel crucial no controle do fluxo de energia elétrica da bateria para o motor elétrico que aciona o veículo. O controle preciso do fluxo é essencial para permitir a aceleração e a desaceleração suaves e o consumo eficiente de energia. Essencialmente, o inversor atua como uma extensão direta do acelerador do veículo, determinando a velocidade e a intensidade com que o motor deve trabalhar, com base nas informações do motorista.
O inversor também é a parte do trem de força que converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA), que é necessária para o motor elétrico. Por fim, é o inversor que permite a chamada frenagem regenerativa, que aumenta a autonomia do veículo elétrico ao produzir nova energia elétrica para a bateria quando o veículo freia e desacelera. O Skai HV foi projetado para uso em ônibus, máquinas de construção, embarcações marítimas e caminhões e está entre os inversores mais robustos e comprovados do mercado para veículos elétricos pesados.
Comentarios