Principal

420 veículos blindados Guaicurus da Iveco são adquiridos pelo Exército Brasileiro

420 veículos blindados Guaicurus da Iveco são adquiridos pelo Exército Brasileiro

Viaturas Blindadas Multitarefa 4×4 têm entrega prevista em um período de 10 anos, serão produzidas no Brasil e utilizadas nas bases de defesas das Forças Terrestes brasileiras

A empresa Iveco Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM) e o Exército Brasileiro assinaram um contrato de aquisição de quatrocentos e vinte Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4). Esse é o mais um importante marco do Programa Estratégico Forças Blindadas (PEE F Bld), do Escritório de Projetos do Exército, e materializa a entrega de novas capacidades militares para as Forças Terrestres do país.

As entregas das viaturas, previstas para ocorrerem nos próximos 10 anos, fazem parte do Planejamento Estratégico do Exército (PEEx 2024-2027), que além das plataformas veiculares, vão contar com o serviço de integração do sistema de armas automatizado e de comando e controle, onde se destaca a utilização do Equipamento Rádio TRC-1193 Mallet, desenvolvido e produzido pela IMBEL, bem como a obtenção de ferramentais para a manutenção da plataforma veicular.



O modelo Guaicuru adquirido pelo Exército Brasileiro pesa 8,1 toneladas, conta com motor FPT FC1C turbodiesel de 220 cv de potência e quase 500 Nm de torque. A viatura conta também com câmbio automático de oito marchas fornecido pela ZF, tração 4x4 e três bloqueios de diferencial. Porém, nenhuma das empresas envolvidas na fabrocação forneceram mais detalhes e especificações do novo modelo, segundo as companhias, por motivo de segurança e confidencialidade.

As viaturas LMV-BR 2 (Light Multirole Vehicle – Veículo Multitarefa Leve) serão produzidas na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), mesma unidade que produz o blindado anfíbio 6x6 Guarani, operado pela força terrestre, bem como veículos comerciais da Iveco. A aquisição é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e vai possibilitar a construção de infraestrutura local no Brasil para a produção e montagem das viaturas, bem como a fabricação de componentes em território nacional. 

Com isso, se espera um forte aumento de infraestrutura da Base Industrial de Defesa (BID) pelos próximos 30 anos, envolvendo a capacitação de mão-de-obra qualificada e a geração de novos empregos diretos e indiretos. A presente contratação visa atingir níveis de nacionalização de, no mínimo, 50% do veículo ao final da obtenção, por meio de 3 (três) pilares principais:

  • Construção de infraestrutura local no Brasil para montagem das viaturas,
  • Fabricação de componentes em território nacional, fomentando a Base Industrial de Defesa (BID)
  • Capacitação de mão-de-obra qualificada, gerando notável quantidade de novos empregos, diretos e indiretos.

A Força Terrestre possui atualmente 48 viaturas do tipo LMV (“Light Multirole Vehicle”), sendo 16 da versão Lince K2, adquiridos usados do Exército Italiano em 2018, no âmbito da Intervenção Federal no Rio de Janeiro, e 32 Guaicurus (LMV-BR), provenientes de uma concorrência internacional, cujo contrato foi assinado em 2018 e que previa a aquisição de 186 unidades. A versão adquirida agora é a LMV-BR2 (LMV2), com melhor desempenho, maior capacidade de carga útil, confiabilidade e segurança aprimorada.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.