Destaque

Tulio Bendo faz boa corrida e chega em segudo lugar na etapa de Campo Grande

Tulio Bendo faz boa corrida e chega em segudo lugar na etapa de Campo Grande

Piloto catarinense da equipe Bendo Competições largou em quarto, chegou a liderar a prova, mas sofreu ultrapassagem de Everton Fontanella perto do final da corrida

A quarta etapa da Fórmula Grande, em Campo Grande, foi um verdadiero show de ultrapassagens e de muita disputa. Com um grid muito parecido com o da última etapa, a categoria GT Truck foi para a pista com muita expectativa, já que pela primeira vez, as corridas foram separadas por categorias. 

Túlio Bendo, que já havia feito treinos livres muito bons, batendo tempos de pódio, fez o quarto melhor tempo no Top Quaify e largou atrás de Pedro Muffato, Rafael Fleck e Joãzinho Santa Helena. Ainda na largada, Bendo aproveitou uma saída de pista de Fleck e se deu bem, subindo duas colocações e fazendo presão em Muffato. Em uma linda ultrapassagem por dentro, conseguiu ocupar a primeira posição ainda na primeira volta. 

Apesar de segurar bastante as investidas de Rafa Fleck, Túlio Bendo conseguiu segurar bem até a chegada de Everton Fontanella, que vinha fazendo uma corrida forte e aproveitou um deslize do piloto catarinense para assumir a primeira colocação. Túlio chegou a colocar 3 segundos de diferença sobre o segundo colocado, mas não pôde impedir uma ultrapassagem, por dentro, faltando pouco mais de 11 minutos para o fim. 

Como resposta, Bendo insistiu nas tentativas de ultrapassagens e até levou perigo a Fontanella, mas não conseguiu ultrapassá-lo de novo e ao mesmo tempo que buscava novamente a primeira colocação, Tulio precisava lidar com as investidas de Rafael Fleck, que literalmente, não deu paz para o piloto do truck #06 e até chegou a ultrapassá-lo algumas vezes, mas conseguiu recuperar a posição logo na sequência. 

Com muito jogo de cintura e braço para segurar os ataques, Túlio Bendo garantiu a segunda colocação da corrida na categoria GT-Truck e soma mais pontos para o ranking geral. Com a vitória de Everton Fontanella, Tulio perde uma posição, ficando em quarto lugar geral, com 230 pontos, 10 a menos que Fontanella. 

Ao Planeta Caminhão, Túlio avalila que fez uma boa corrida, apesar de escapar a vitória. Ele destaca que saiu de quarto lugar, uma posição difícil de subir posições no começo e mesmo assim, soube agir quando necessário, chegou ao primeiro lugar da corrida, mas teve dificuldades para recuperar a posição. De acordo com Bendo, sua ideia era aproveitar a posição para não forçar tanto e estar inteiro em uma possível intervenção do Pace Truck. 

"Olha, bem sinceramente, eu estava absoluto. Disparei na frente, tanto que até tirei o pé, porque não precisava ficar forçando tanto. Não é o normal! Agora eu já aprendi... Tem que ter sobra, tem que pisar mesmo. Eu pensei que poderia entrar um Pace Truck e embolar, então quis poupar. Quando o Everton encostou e tentou a ultrapassagem, não consegui impedir e depois ele foi melhor em se manter na frente", avaliou o Túlio Bendo. 

Sobre o novo formato de corridas. Túlio diz que acha muito melhor, já que com menos caminhões, a disputa fica menos “congestionada”: "Eu achei melhor, né? Com um monte de caminhão, a gente está toda hora se batendo, mas assim nós conseguimos aproveitar bem melhor o tempo. Menos caminhões e mais corrida. Não teve nenhuma intervenção de Pace Truck. Foi muito bom."

Túlio destaca que, apesar de ser um formato muito bom, requer mais preparação, porque são 35 minutos de “pé no fundo”, como eles dizem. O piloto comenta que a preparação já começa na sexta-feira, com a equipe ajustando os detalhes para que o pesado renda o máximo possível, já que em uma corrida de alto nível, as exigências sobem: “A gente já sabia que ia ser 35 minutos puxado, por isso, nosso trabalho começou bem antes. A preparação é algo fundamental na corrida”. 

De acordo com Túlio, a preparação para a etapa de Londrina começa na terça-feira, com o retorno dos caminhões para a base de sua equipe. Com os ajustes que já serão necessários devido ao desgaste da corrida, equipe e piloto farão também o estudo do circuito, adaptações pontuais e vão desenhar as estratégias que serão utilizadas.

Túlio Bendo e o irmão Álvaro Bendo se juntam à sua equipe para a disputa da próxima etapa na cidade de Londrina, Paraná, no dia 04 de agosto. Ocupando agora a quarta colocação geral, o piloto busca manter as sequências de pódios e quem sabe, garantir uma vitória para disparar na liderança e mexer ainda mais com a categoria. 

Assista a corrida completa da quarta etapa em Campo Grande no canal do Planeta Caminhão, no Youtube. Confira abaixo nosso bate-papo com o piloto Túlio Bendo, após a conquista do segundo lugar em Campo Grande.

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.