Destaque

Fórmula Truck abre etapa de Campo Grande com novidades na disputa

Fórmula Truck abre etapa de Campo Grande com novidades na disputa

Com recorde de inscritos, Fórmula Truck irá separar categorias a partir dessa etapa

Com o maior grid do mundo, a Fórmula Truck chegou em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Com recorde de inscritos, equipes e pilotos chegaram ao Autódromo Internacional Orlando Moura na sexta-feira, onde realizaram os primeiros treinos livres. A partir desta etapa, a competição vai separar as categorias, F-Truck e GT Truck, tanto nos treinos classificatórios, como nas corridas. 

Assim, o evento terá três provas, uma da categoria F-Truck, caminhões com motores com bomba injetora e outra da categoria GT Truck, caminhões com motores eletrônicos, válidas pelo campeonato; e uma terceira não valendo pontos, que será formada pelos inscritos na etapa, exceto os seis primeiros das provas da GT Truck e F-Truck. 

Gilberto Hidalgo, presidente da GT Truck Eventos, que promove e organiza a Fórmula Truck, destaca que a etapa de Campo Grande já tem 50 pré-inscritos e por isso a decisão de separar as duas categorias, realizando a preliminar com a categoria F-Truck e a segunda corrida será da GT Truck. “Com corridas separadas, daremos maior oportunidade a pilotos e equipes, teremos maior segurança e proporcionaremos maior espetáculo ao público”,  enfatiza Gilberto Hidalgo.  

Os pilotos iniciaram os treinos livres na sexta-feira, com Taio Agostini e Douglas Collet fazendo os melhores tempos do dia. No sábado de manhã, com a realização de outra rodada de treinos livres, Pedro Muffato e Collet foram os mais rápidos. No último treino livre do sábado, Duda Concci e Rafael Fleck fizeram os melhores tempos. 

Outras mudanças

Além de mais corridas, haverão outras mudanças. Gilberto Hidalgo contou que a partir da etapa de Campo Grande e para as etapas seguintes, o cronômetro será paralisado todas as vezes que houver intervenção do Pace Truck. Outra novidade é a realização de uma “corrida extra”, que se chamará Prova SpeedMax. 

Nesta prova, os seis primeiros pilotos das provas da GT Truck e da F-Truck não poderão participar. Os demais vão para a prova com o grid invertido. Ou seja, o piloto mais lento largará na pole position e o mais rápido por último. 

Gilberto Hidalgo também informa que as mudanças foram definidas após dialogar muito com os pilotos. “Estamos empolgados com as mudanças, que garantirão maior espetáculo ao público, maior competitividade e a terceira prova será um show de ultrapassagens. Nossas corridas serão ainda mais emocionantes e competitivas”, acentua Gilba. 

A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 
 

Estreante na etapa de Campo Grande

Um dos estreantes da categoria nesta temporada, Fabrício Berton  viverá no próximo domingo (30), a experiência de sua primeira corrida em casa, quando disputará a 4ª etapa da Fórmula Truck, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Empresário com atuação no ramo de reciclagem, ele será o único sul-mato-grossense na prova.

Fabrício diz que sempre acompanhou a Fórmula Truck. Todas as vezes que teve provas da categoria em Campo Grande ele estava no autódromo, e quando surgiu a oportunidade de ingressar  na categoria, não pensou duas vezes. “Passei um ano me preparando. Fiz a Escolinha do Césinha, em Londrina, e tenho treinado muito para conhecer o caminhão. Terei muitas provas de adaptação pela frente, mas sinto que estou evoluindo a cada vez que vou à pista e em Campo Grande será uma corrida muito melhor do que foi a de Cascavel”, acentua Fabrício. 

Sobre correr em casa pela primeira vez, Fabrício diz que sempre tem pressão, mas está encarando tudo com naturalidade. “Meu único compromisso será andar bem, terminar a corrida na melhor colocação possível. Os familiares e muitos amigos estarão no autódromo. O público de Campo Grande estará torcendo por mim e farei tudo para corresponder às expectativas dos torcedores”, frisa Fabrício.

O Planeta Caminhão vai fazer a transmissão do treino classificatório no sábado, ás 15h no horário de Brasília e 14h no horário de Campo Grande, e também, da corrida no domingo, à partir das 12h no horário de Brasília e 11h no horário de Campo Grande. Você pode acompanhar tudo em tempo real no canal do Youtube.

 

Calendário da Fórmula Truck para 2024

Já realizadas

24 de março – Rivera (Uruguai)

21 de abril – Guaporé (RS)

2 de junho – Cascavel (PR)
 

Próximas etapas

30 de junho – Campo Grande (MS)

4 de agosto – Londrina (PR)

31 de agosto  – Velopark (RS)

08 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)

12 de outubro – Velopark (Nova Santa Rita - RS)

10 de novembro – Tarumã (RS)

1º de dezembro – Cascavel (PR)

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.