Principal

Álvaro Bendo busca recuperação e pretende pontuar bem no circuito de Campo Grande

Álvaro Bendo busca recuperação e pretende pontuar bem no circuito de Campo Grande

Piloto catarinense vai brigar por pontos na quarta etapa para subir posições no ranking da Fórmula Truck

A temprada 2024 da Fórmula Truck segue a todo vapor e os preparativos para a realização da quarta etapa estão sendo finalizados. Para o circuito de Campo Grande, o piloto catarinense Álvaro Bendo, do truck #03, se diz confiante nos bons resultados nessa etapa, onde busca uma recuperação, frente à última etapa. 

A última vez que esteve em Campo Grande, o piloto da categoria eletrônico (GT Truck) fez bons treinos, e largaria na quinta colocação, atrás do irmão Túlio. Porém, por questões mecânicas, não chegou a ir pra pista e não pontuou no circuito. Para essa etapa, no entanto, a expectativa é de que seja uma corrida diferente. Em 2024, Álvaro mudou de caminhão e está se sentindo cada vez mais “em casa” à frente do pesado. 

Competindo pela categoria eletrônico com um Scania frontal, o piloto agora está à frente de um Mercedes Bicudo, com mecânica toda nova:“É um caminhão completamente diferente esse ano, praticamente outro veículo, mas estou gostando”, avaliou. Álvaro garante que as diferenças são muitas, mas que está se sentindo cada vez mais à vontade no seu pesado: “É um caminhão diferente, ainda vamos fazer ajustes, mas gostei muito do bicudo, ele é melhor, parece que dá mais segurança ao piloto, eu gostei”, pontuou. 

Ocupando a 8º colocação geral da categoria Eletrônica, Álvaro vai para a quarta etapa em busca de uma recuperação no ranking, já que na última etapa, mesmo concluindo a corrida, pontuou pouco. Na etapa de Rivera, onde estreou seu MB Atron, o piloto terminou em 4º lugar, mesma colocação obtida na segunda etapa, em Guaporé, onde dividiu o pódio com o irmão Túlio, que chegou em 3º. Já na etapa de Cascavel, acabou tomando uma punição, que considerou injusta e mesmo voltando para a pista, não teve tempo para buscar mais posições, terminando em 27º. Por isso, na próxima etapa, o piloto deseja manter a boa média e subir ao pódio novamente. 

Na busca por mais pontos, Bendo entende que o circuito de Campo Grande tem suas particularidades, mas pontua que sua equipe vem trabalhando e se preparando forte para a única etapa que ocorre na região centro-oeste do Brasil: “o caminhão está alinhado para essa etapa, é a primeira vez que vou correr com esse caminhão aqui, a adaptação a ele é etapa por etapa, mas estamos preparados”, destaca. 

Conhecida por ser uma pista muito veloz, onde ocorrem muitos acidentes e derrapagens, principalmente na curva 1, a “curva do grampo”, a pista do Autódromo Internacional Orlando Moura, ficou quase oito anos sem receber a categoria e já foi palco de muitos incidentes, inclusive na última etapa disputada em solo sul mato-grossense, onde ocorreram algumas saídas de pista, batidas e derrapagens. Em 2024, o circuito esteve interditado, mas passou por ajustes, recebeu melhorias e validação dos Bombeiros Militares do Mato Grosso do Sul. 

Para a etapa de Campo Grande, a organização da Fórmula Truck vai promover mudanças. Mas haverá outras mudanças. Gilberto Hidalgo, presidente da GT Truck, organizadora da competição, informou que o evento terá três provas, uma da categoria F-Truck, caminhões com motores com bomba injetora e outra da categoria GT Truck, caminhões com motores eletrônicos, válidas pelo campeonato; e uma terceira não valendo pontos, que será formada pelos inscritos na etapa, exceto os seis primeiros das provas da GT Truck e F-Truck. 

Além disso, Hidalgo explicou que já em Campo Grande e nas etapas seguintes, todas as vezes que houver intervenção do Pace Truck o cronômetro será paralisado. Com isso, a organização pretende dar mais fluidez para as corridas e deixar a competição mais justa. Sobre as mudanças, Álvaro acredita que vão melhorar a competição e deixar as corridas mais interessantes: “Acho que vai aumentar as disputas e facilitar para quem assiste. Vamos ver como será nessa etapa”, avalia o piloto. 

A quarta etapa da Fórmula Truck terá início na próxima sexta-feira (28), com os primeiros treinos livres. No sábado (29), os pilotos disputam o treino classificatório. E no domingo (30), vão à pista para a grande disputa, a partir das 12h45. A transmissão será AO VIVO pela RedeTV, canal da Fórmula Truck no Youtube e canal do Planeta Caminhão no Youtube. 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.