Marca chinesa amplia seu portfólio no Brasil e lança duas versões de sua primeira pickup, a Tunland
Tem novidades interessantes para o segmento de transporte de cargas brasileiro. A Foton, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, apresentou novos produtos do seu portfólio, marcando um novo capítulo da trajetória da empresa no Brasil. Os novos caminhões atendem demandas de diferentes categorias, de microempreendedores, com os veículos para last mile, como para aplicações rodoviárias, como o Auman. Além dos pesados, a Foton também apresentou sua proposta para estrear no segmento de picapes.
Os veículos apresentados são o caminhão semipesado Auman 17T (com Peso Bruto Total de 17 toneladas), duas versões do caminhão semileve Aumark S 315 (com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas), duas versões do mini caminhão Wonder (com capacidade de carga útil de até 1.495 kg) e duas picapes híbridas Tunland, V7 e V9. Todos os modelos estão em conformidade com as exigências do programa Euro 6.
Foton está trazendo ao país duas versões do caminhão semileve Aumark S 315, o caminhão semipesado Auman 17T, duas versões do minicaminhão Wonder e dois modelos da linha de picapes Tunland, já conhecida em todo o mundo. Foto: Pamela Emerich
Lançados há menos de um ano na China, os veículos são equipados com um pacote tecnológico avançado de segurança e desempenho, além de preços atrativos. De acordo com Darren Lu, Diretor Geral da Foton Brasil, inicialmente os novos modelos serão importados para o Brasil e estarão preparados para atender às demandas específicas do mercado de transportes do País.
A princípio, o caminhão Auman de 17 toneladas chega apenas na versão manual, porém os demais modelos lançados estarão disponíveis em duas versões cada. O mini caminhão Wonder chega com cabine simples e cabine dupla, a linha de picapes Tunland terá as versões híbridas V7 e V9 e os caminhões Aumark S 315 terão opções de transmissão manual e automatizada.
Os lançamentos têm como objetivo ampliar a linha de produtos Foton no Brasil, que atualmente comercializa uma gama completa de caminhões leves e médios no País. A meta da empresa é, em breve, oferecer opções para todos os segmentos de veículos comerciais brasileiros.“A Foton decidiu trazer esses novos veículos para o Brasil, pois acredita no potencial de crescimento do mercado local de transportes”, afirma Darren.
Mini trucks Wonder, de 2,5 toneladas, voltado para aplicações de last miles. Seu valor inicial de venda será de R$ 110 mil. Foto: Pamela Emerich
Picapes híbrida Tunland V9, versão mais luxuosa do modelo. A outra opção é oferecida em motorização V7. Foto: Pamela Emerich
O executivo destaca que o mercado brasileiro é desafiador, porém, bastante promissor para os veículos lançados: “Entendemos que há um grande potencial de vendas para veículos comerciais Foton no Brasil devido ao crescimento de setores como o e-commerce e o agronegócio. Nossa meta de vendas no País é crescer gradativamente e chegar a duas mil unidades em 2024. Em 2025, a projeção é de 3 mil unidades. Já iniciamos o processo de homologação desses novos produtos e iremos finalizar esse processo até o final de 2024”.
O primeiro dos novos caminhões a ser comercializado em território brasileiro será o Aumark S 315, que estará disponível para venda a partir de agosto na rede de concessionárias da marca. O caminhão já está no mercado nacional desde 2023, com os leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), além do médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o caminhão semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas). Tais veículos continuarão sendo vendidos no mercado brasileiro, juntamente com os novos modelos.
Planos de longo prazo e expansão da rede
Novo Aumark S 315, de 3,5 toneladas, chega ao Brasil para completar a família dessa linha. Foto: Pamela Emerich
O diretor geral da Foton garante que a empresa tem planos de longo prazo para o Brasil: "Este é um mercado estratégico para nós. Estudamos cuidadosamente o mercado nacional por mais de uma década e estamos dando passos importantes no País. No futuro, traremos caminhões pesados e extrapesados e mais veículos comerciais elétricos e híbridos para o Brasil", afirma. Atualmente, a Foton conta com 30 concessionárias no Brasil e está trabalhando para expandir seu número de revendas para 50 até o final de 2024. A meta é ter uma rede com mais de 100 concessionárias nos próximos cinco anos.
Darren Lu revela que mais concessionárias serão inauguradas para atender a demanda esperada pela empresa: "Nossas concessionárias têm ampla e comprovada experiência no mercado de venda de veículos comerciais novos no País. São concessionárias especializadas no segmento", diz. O executivo exalta o programa de qualificação e reciclagem dos profissionais da rede, que vão receber as ferramentas necessárias para atender com qualidade qualquer região do Brasil.
A Foton também fortalecerá seus serviços de pós-venda. "O melhor programa de fidelidade é oferecer o serviço de pós-venda da mais alta qualidade. Hoje, por exemplo, estamos com uma campanha de revisões gratuitas de três anos ou 100 mil km para clientes que comprarem os caminhões Aumark S 315, 715, 916 e 1217. Com essa política, os clientes podem economizar significativamente", explica Darren.
Para oferecer confiabilidade no pós-venda, a empresa mantém um centro de distribuição de peças na cidade de Itajaí, Santa Catarina, de onde partem as peças de reposição para as concessionárias da marca. São mais de quatro mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição.
Caminhão semipesado Foton Auman 17T (com Peso Bruto Total de 17 toneladas). Foto: Pamela Emerich
Todos os novos veículos no Brasil são produzidos nas modernas fábricas da empresa na China. “No entanto, quando o negócio crescer e a demanda por nossos produtos aumentar, iremos considerar fabricar caminhões no Brasil e usar fornecedores locais de peças”, explica Darren. Os caminhões da Foton são equipados com marcas de alta confiabilidade que atuam no Brasil há décadas, como motores Cummins e transmissões ZF.
A Foton possui hoje um escritório na cidade de São Paulo, com departamentos de vendas, pós-vendas, engenharia de P&D, TI, finanças e branding. "Acreditamos no mercado brasileiro. Estamos investindo no Brasil e nosso planejamento é de longo prazo", conclui Darren Lu. Os mini trucks Wonder tem previsão de chegada ao Brasil em Dezembro de 2024, com valor inicial de R$ 110 mil. Já os caminhões Auman e a picape, tem previsão de chegada para janeiro de 2025.
E aí, o que achou do caminhão? Veja mais detalhes dos lançamentos em nosso canal do Youtube!
Comentarios