O primeiro graneleiro fabricado com aço inox no mercado brasileiro terá edição limitada em apenas 55 unidades
Para celebrar a marca de 55 anos de atividade no Brasil, as linhas de montagem da Librelato desenharam e produziram um lote especial de semirreboques: os Graneleiros 4 Eixos Evolut. Com pintura especial no chassi e na caixa de carga, os implementos rodoviários da Série 55 inauguram o uso de aço inox na linha graneleira da Librelato e terão produção limitada, com 55 unidades, que será comercializada no segundo semestre do ano.
Além do design moderno e do conceito de durabilidade da marca “Feitos para Durar”, os implementos da Série 55 possuem diversos outros benefícios. O 410D, tipo de aço inox formado por uma liga de baixo carbono com adições de cromo e níquel, foi o escolhido para compor a pintura dos semirreboques. Por isso, possui excelente resistência a materiais corrosivos e abrasivos, como fertilizantes, adubos, entre outros, oferecendo alta resistência mecânica e durabilidade e consequentemente menos paradas para manutenção.
Os implementos são equipados com rodas de alumínio e selo comemorativo, também em aço inox, com gravação “Série 55” - em alusão ao aniversário da empresa. Além disso, possuem lona personalizada com acabamento metalizado. A Librelato adicionou ainda o benefício de um pacote de conectividade da marca Sigaway aos implementos. A assinatura de um ano inclui soluções para gestão de frotas, monitoramento de temperatura e pressão dos pneus, além de rastreamento de dados.
Para o CEO José Carlos Sprícigo, a Série 55, assim como todas as conquistas da empresa nesse período, é resultado da contribuição de todos os envolvidos com a marca Librelato, incluindo diretoria, conselho de administração, profissionais, parceiros comerciais e clientes. “Enquanto olhamos para o futuro, com o objetivo de nos tornarmos uma empresa centenária, reconhecemos a dedicação de cada um que nos trouxe até aqui. Afinal, o comprometimento com a integridade e a excelência seguirá como pilar, para tornar a Librelato ainda mais forte”, diz.
Investimentos de 405 milhões de reais até 2028
Nesses 55 anos de atividade no Brasil, a Librelato presenciou uma série de avanços nos mercados brasileiro e internacional, e se destacou ao construir um ecossistema completo e inteligente, que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. A companhia vem concentrando seu foco integralmente na inovação corporativa, por meio de fusões e aquisições, parcerias, desenvolvimentos e criação de novos modelos de negócios em produtos e serviços que visam a excelência no atendimento ao cliente.
Os últimos dois anos, por exemplo, foram marcados por uma série de transformações que desenharam uma nova empresa. A partir de investimentos de 150 milhões de reais realizados entre o período de 2020 e 2023 e a recompra do Fundo CRP – Companhia de participações, a Librelato desenvolveu uma vertical de serviços financeiros com a criação do Librelato Financial. Foi criada a Holding Librepar, onde a Librelato figura como fabricante e montadora de implementos rodoviários. Na área de autopeças, a Libreparts, Ibero Group e Sthall Master, além da Sigaway na área de tecnologia embarcada.
Para dar continuidade ao seu plano de desenvolvimento contínuo no setor de transportes rodoviários, a Librelato prevê investimentos de 405 milhões de reais entre 2024 e 2028 em aquisição de máquinas e equipamentos, infraestrutura e tecnologia, incluindo processos de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, continuará investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e ações voltadas a ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança). A empresa aderiu ao selo ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de 2020.
Hoje, a Librelato é uma das maiores indústrias da Região Sul do País e está entre as top 3 líderes de seu segmento no Brasil. Está presente na maioria dos países das Américas do Sul, além de atuar na América Central. A empresa chegou à marca de seis mil equipamentos rodoviários exportados ao longo dos últimos anos, tornando-se a segunda maior exportadora de implementos rodoviários do Brasil. As linhas graneleira, basculante e tanque são as mais procuradas pelo mercado externo.
Fomos até a sede da empresa, em Santa Catarina, conhecer a linha de semirreboques da série especial e também, outras novidades da empresa para esse ano em diversos segmentos, em especial, a utilização de Inteligência Artificial nos semirreboques, capaz de coletar dados do implemento e os tornam mais “ativos” em toda a operação. Veja no vídeo abaixo um pouquinho das novidades:
Comentarios