Álvaro e Túlio Bendo, que estrearam novos caminhões na temporada 2024, falaram sobre o que esperar da etapa de Cascavel
A equipe Bendo Competições chega em Cascavel com boas lembranças do circuito e expectativas positivas para a etapa. Túlio e Álvaro Bendo, que iniciaram a temporada com caminhões novos, acreditam que a experiência nesse traçado é um ponto importante.
Os pilotos, que já disputaram etapas em Cascavel em outras temporadas, analisaram as dificuldades do Autódromo Zilmar Beux, tido como desafiador por ambos, e contaram sobre as mudanças em seus caminhões para esse ano.
Mercedes-Benz Atron de Álvaro Bendo adaptado para categoria eletrônico da Fórmula Truck. Foto: Planeta Caminhão
Álvaro Bendo, piloto do truck 03, terminou em segundo lugar em sua categoria na última vez que esteve em Cascavel, mas mesmo assim, sabe que sempre é uma corrida difícil: “É um circuito que eu já conheço, mas que para mim é bastante desafiador, acho um circuito complicado”, analisou.
Bendo pontua que sua equipe vem trabalhando e se preparando para Cascavel, e que está alinhando o caminhão a cada etapa: “É a primeira vez que vou correr com esse caminhão aqui, ainda estou me adaptando a ele, mas estamos preparados”, destaca.
Sobre o novo caminhão, Álvaro contou que é bem diferente do que correu nas últimas etapas. Competindo pela categoria eletrônico anteriormente com um Scania frontal, nesse ano está pilotando um Mercedes Bicudo, com mecânica toda nova: “É outro caminhão, completamente diferente mesmo. Mas estou gostando”.
O piloto revelou que não utilizou nada do seu caminhão antigo e que o novo pesado recebeu chassi, suspensão, caixa, diferencial tudo novo: “Ainda estou me adaptando, mas pelos resultados que já tive, acho que vai dar bom”, analisa.
Caminhão Mercedes-Benz Actros do Túlio Bendo transformado para categoria eletrônico da Fórmula Truck.
Túlio Bendo, também está bastante entusiasmado não só com a etapa, mas com a temporada em si. Ao contrário do irmão, Túlio manteve o caminhão frontal, mas saiu de um Scania com bomba Injetora, para um Mercedes Eletrônico, e mostrou que veio pra ganhar.
Sobre seu novo caminhão, Túlio diz que é totalmente diferente do que correu até hoje: “É um caminhão mais forte, tanto de saída de curva, como de reta, de tudo. É um caminhão muito bom”, avalia o piloto. Ele destaca também que está com um sentimento bom, e acredita que pode sair vitorioso domingo.
O piloto do truck 06 está confiante em seu novo caminhão e mesmo diante de uma etapa complicada, está focado nos resultados: “Para mim a expectativa é a melhor possível, estamos fazendo um bom trabalho esse ano, os resultados de Rivera e Guaporé mostram isso”, analisa.
De fato, as duas últimas etapas da temporada mostraram que a equipe Bendo veio para brigar forte. Com seu novo caminhão, Túlio fez os melhores tempos nos treinos livres, perdendo a pole em Guaporé por questões técnicas.
“Circuito desafiador”
O circuito do tradicional Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel está presente no calendário da Fórmula Truck em todas as etapas, desde o seu retorno, em 2020. Palco de muitas disputas épicas, o traçado também é lembrado por ser um dos mais difíceis do Brasil.
A curva 1, chamada também de curva do Bacião, é um dos pontos de maior atenção de equipes, pilotos e direção de prova, e exige muito cuidado de todos os competidores. De acordo com Túlio Bendo, essa é uma das curvas mais difíceis de todas as etapas.
“Cascavel é uma pista perigosa, tem que ir com cuidado. Mas eu tenho o jeito da pista”, avaliou Túlio Bendo. O piloto conta que a curva do bacião é perigosa porque todos passam nela a cerca de 200km por hora: “o radar não é nessa curva, é na curva anterior, então é perigoso por isso, porque passam muito rápido. É uma das curvas mais perigosas que eu corro”, reflete o piloto.
A equipe se prepara para as treinos livres, pensando no classificatório do sábado, onde há grandes chances de fazerem a pole. Túlio Bendo é o terceiro colocado na categoria eletrônico, com 80 pontos e Álvaro Bendo ocupa até o momento a quarta posição, com 75 pontos.
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