Para celebrar a conquista de 500 mil caminhões fabricados, a montadora sueca vai lançar um caminhão histórico e vai premiar um cliente via Scania Consórcio
A Scania atingiu o marco histórico de 500 mil caminhões fabricados no país. Presente no Brasil desde 1957, naquela época no bairro do Ipiranga, em São Paulo, se mudou para onde está atualmente, em São Bernardo do Campo (SP), cinco anos após iniciar as atividades por aqui, em 1962. A montadora sueca hoje conta com uma unidade de produção com capacidade anual de 30 mil veículos e quase 6 mil colaboradores.
Abrigando a primeira planta da Scania fora da Europa, o Brasil se tornou também um hub industrial de exportação. Cinquenta e dois países já receberam produtos a partir do Porto de Santos (SP). Em 214 mil metros quadrados de área construída, ocorrem o processo de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, usinagem e montagem de eixos e caixa de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus.
Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina, destaca que a marca dobrou o tamanho nos últimos 20 anos, “seguindo em uma jornada de investimento contínuo, em clara demonstração da importância do mercado brasileiro para a Scania”. De acordo com o executivo, a companhia foi bem sucedida nesse período porque conseguiu provar qualidade em sua “oferta de valor, responsabilidade na forma que fazem os negócios e nas relações de confiança com colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade”.
Podgorski avalia que para toda essa engrenagem funcionar corretamente, a prioridade da Scania ao longo dos anos foi manter o parque fabril atualizado com o que há de melhor em talentos e tecnologia e através do trabalho de inúmeras pessoas, a marca alcançou uma marca extremamente importante e bastante relevante não só para a montadora, mas para o mercado brasileiro: “O número 500 mil é emblemático e traduz uma trajetória de dedicação de muitas pessoas”, diz.
Amada por uma legião de fãs, a Scania lançou no Brasil diversos veículos que se tornaram grandes clássicos e até hoje, fazem um enorme sucesso entre os "scaneiros". Para Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, essa paixão só existe porque a marca sempre pensou no transportador em primeiro lugar: "Sempre nos motivamos a buscar o novo, o moderno, mas sempre com a visão de ter o cliente em primeiro lugar, ou seja, de lançar modelos que de fato tornem a vida do cliente mais rentável. Não adianta desenvolver um veículo que não vai caber no bolso do transportador”, diz.
“Temos vários pioneirismos ou antevimos soluções que entraram para o dia a dia do mercado. Destaco algumas. A direção hidráulica (1963), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), intercooler (1983), freio auxiliar Retarder (1998), caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001) e a linha a gás (GNV, GNL e/ou biometano), que chegou com a revolucionária Nova Geração de caminhões (2019)”, conta Gallao.
O executivo relembrou ainda alguns dos clássicos da marca, que são verdadeiros clássicos do transporte brasileiro e ressaltou que ao longo do tempo, a Scania aliou tecnologia, serviços e soluções sustentáveis para oferecer um atendimento premium aos clientes e assim, foi conquistando marcas expressivas. Desde 1962, quando a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), sede da Scania no Brasil, foi inaugurada, diversos modelos inesquecíveis saíram de lá. O caminhão número 20 mil, por exemplo, foi um modelo L 111, em 1976.
Já nos anos 1983, a fabricante registrou as 50 mil unidades produzidas com o veículo T 142. No ano de 1990, o produto global 600 mil foi feito no Brasil (T 112 HW 360). Já em 1993, a fábrica chegou ao veículo 100 mil celebrado pelo R 113 H 360. O caminhão 150 mil, em 2004, foi representado pelo R 420 4x2, de cor prata.
Um “Scania” inesquecível
Para celebrar a conquista, a montadora vai criar um caminhão dedicado a esse momento. “Escolhemos uma forma especial de premiar um cliente com um caminhão histórico: uma promoção via Scania Consórcio, com 200 cotas, em que um dos compradores vai ganhar num sorteio, simplesmente, o caminhão 500 mil”, afirma Martin Sörensson, Presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil. O sorteio será no dia 2 de Julho de 2024, data em que a Scania vai celebrar seus 67 anos de presença no Brasil.
O caminhão 500K é um modelo 460 R Super 6x2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio. No interior da Cabine Highline, o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas.
Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350Kw). No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, possibilitando mais conectividade.
500 mil histórias para contar
A jornada para chegar ao meio milhão de caminhões produzidos teve várias fases. Albano Figueiredo é um dos mais antigos colaboradores da montadora e acompanhou praticamente todas elas, com 51 anos de casa. Ele conta que para chegar aos 100 mil caminhões foram 39 anos, já os 200 mil, batidos em 2007, bastaram 11 anos. Este ciclo caiu para 6 anos nos 300 mil, assim permanecendo nos 400 mil, marca batida em 2019. Agora, foram apenas 5 anos para superar o marco de meio milhão.
Ele conta também que a fábrica mudou muito ao longo do tempo. E relembra dos primeiros caminhões, apelidados de “Jacaré”, que até hoje tem o carinho dos colecionadores e fãs da marca. Alguns tão entusiastas a ponto de pedir um caminhão emprestado para a noiva chegar para seu casamento em um Scania. “Eu arrumei um caminhão zero para ele, o Josenildo, funcionário aqui, e no dia ela foi para a igreja a bordo do veículo”, relata.
Aliás, vários colaboradores se conheceram, namoraram e se casaram trabalhando na Scania. Um episódio curioso foi o caso do Leandro Martins e da Fabiana Lopes. Eles se conheceram no fretado que os levava à fábrica e quando decidiram se casar, fizeram as fotos do pré-ensaio na Scania. Se fosse hoje, poderiam fazer as imagens com o caminhão 500K.
E aí, o que achou do caminhão 500k da Scania? Compartilhe essa notícia com seus amigos e fique de olho em nossas redes sociais para mais detalhes desse caminhão. Até a próxima!
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