Destaque

Planeta Responde: Porque alguns pneus do caminhão não tocam o chão?

Planeta Responde: Porque alguns pneus do caminhão não tocam o chão?

Os pneus ficam suspensos quando o caminhão está leve, e não precisa utilizar todo o desempenho que os eixos proporcionam quando estão em contato com o solo.

Aqueles pneus que ficam suspensos em alguns caminhões realmente geram curiosidades, principalmente em quem não faz parte do setor de transportes. Muitas pessoas observam os veículos com algumas rodas levantadas e não entendem o motivo. Alguns até acreditam que são rodas menores ou até mesmo estepes, tanto que recentemente recebemos essa pergunta em nosso Instagram, e resolvemos explicar de forma simples. 

Primeiramente, é importante ter em mente que a natureza do caminhão é andar pesado, andar carregando toneladas de carga. E quanto mais peso ele carrega, mais eixos e pneus ele precisa ter, ou seja, mais pontos de contato e aderência precisa ter com o solo, com todos os pneus tocando no chão, distribuindo esse peso. 

Quando o caminhão não está carregado - o que não é a natureza dele - alguns eixos ficam rodando "à toa", sem a necessidade, já que não está sendo exigido toda força, robustez e aderência que os eixos podem entregar. Isso causa um desgaste desnecessário de pneu, de combustível e de forma indireta, toda mecânica acaba sendo exigida, devido ao estresse que é operar todo o conjunto.  

O que acontece é que, muitos caminhões e carretas possuem um eixo adicional, com um dispositivo que permite suspender um ou mais eixos de arraste (que não transmitem a força do motor), ou seja, possuem um sistema que atua para que o contato entre os pneus e o solo aconteça de forma balanceada, segura e eficaz. O “eixo suspenso” age com o intuito de absorver os impactos constantes, garantindo a estabilidade do caminhão.

Para levantar e abaixar um ou mais eixos do caminhão, ou da carreta, os veículos contam com dispositivos para fazer essa operação, o chamado Kit Suspensor, um sistema de suspensores pneumáticos, que funciona como uma espécie de "sanfona ao contrário", que puxa o eixo para cima, desencosta do chão para quando estiver vazio, rodar com a quantidade mínima de eixos.

Ao suspender um ou mais eixos quando o caminhão está com pouca ou nenhuma carga, o caminhoneiro entra no "modo economia", pois com o caminhão mais leve, não precisa da força máxima dos eixos e assim, reduz o desgaste dos pneus, rolamentos e consumo de combustível. Isso quer dizer que, quanto menos rodas no chão, mais facilidade para acelerar e menos combustível consumido.

Por isso é comum ver muitos caminhões bitruck, com duas rodas direcionais na frente, o eixo adicional suspenso, e atrás, na carreta, da mesma forma, o eixo fica suspenso. Também no semirreboque, composições de 9 eixos ou composições bitrem, também possuem essa função de suspender o eixo para que o caminhoneiro tenha um consumo menor de combustível e pneus. 

Solucionada essa questão, conta para a gente: quais outras dúvidas você tem sobre esse assunto ou sobre qualquer assunto relacionado ao caminhão? Comenta aqui que sua dúvida vai virar um vídeo do Planeta Responde! Até a próxima!

Assista ao vídeo: 
 


 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.