Novo modelo amplia o portfólio da marca no país, possibilitando o transporte de composições maiores, buscando clientes do Agro e operações fora de estrada
Buscando aumentar seu portfólio de produtos e soluções que entregam redução de poluentes e danos ao meio ambiente, a Scania anunciou o lançamento de novos caminhões para sua linha de movidos a gás e/ou biometano, com duas novas potências (420 cv e 460 cv), além da chegada dos modelos na opção de tração 6x4. O caminhão GNV de 460cv aumenta a autonomia da gama, chegando a até 650 km.
O lançamento da linha foi feito exclusivamente para a imprensa, na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, onde foi possível realizar um test drive. A primeira exposição e apresentação do caminhão a gás de 460cv ao público geral será na 29ª Agrishow, no período de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP) e as vendas do novo modelo já estão abertas, com entregas previstas para acontecer a partir do segundo semestre.
As primeiras 20 unidades do 460 6x2, foram vendidas para a Logás S/A, de Minas Gerais, uma distribuidora de gás que atende mais de 40 indústrias e onde não há gasoduto. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e na estreante 6x4. Na versão 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na versão 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos.
A gama Scania disponível para os modelos a gás, passa a contar com um total de quatro modelos, anteriormente eram três:
O P 280 cavalos pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, no chassi rígido ou plataforma. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.350Nm (1.000 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm até 6.350mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400 km e 500 km.
O modelo de 340 cavalos pode ser configurado na cabine P ou na G na versão 4x2. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.600Nm (1.100 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm ou 3.950mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400 km e 500 km.
Já o GH 420 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.100Nm (1.000 @ 1.350 rpm). O entre-eixos é de 3.600mm, com capacidade de volume de gás de 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.
Ao adicionar duas novas potências, a Scania busca atender de forma mais ampla as demandas dentro e fora de estrada, além de criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil, ampliando assim o leque de negócios da marca. André Gentil, gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, avalia o lançamentos dos novos modelos no contexto atual do mercado: “O grande destaque vai para o Scania GH 460 6x4, que representa a entrada definitivamente da marca na atuação no Agro com produtos a gás”.
Para o executivo, trata-se de um marco para a Scania e para o mercado, e reforça que em 2018, a Scania lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019. Gentil destacou que, de lá pra cá, a Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável, e que a marca “ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás”.
De acordo com Gentil, hoje a empresa tem os corredores azuis, uma cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro, além da rede de postos, que está expandindo para os interiores e Centro-Oeste: “Temos uma rede de concessionárias já com muita experiência em veículos a gás, pois os pioneiros veículos Scania começaram a circular em 2020. Conhecemos muito bem as exigências que o caminhão recebe no dia a dia e entendemos o que os clientes precisam”, completa.
460 cavalos e 2.300 Nm de torque: o maior torque em caminhões a gás no transporte rodoviário do Brasil
O Scania GH 460 cv a gás será o grande destaque do estande da Scania na Agrishow 2024, e não haveria palco melhor para a primeira apresentação do pesado ao público. Os visitantes vão poder conhecer todos os detalhes do produto e uma novidade chamará bastante atenção: dois novos cilindros de gás, mas desta vez atrás da cabine, o que a marca está chamando popularmente de “conceito mochilão”.
Além dos oito cilindros laterais tradicionais, a Scania está ampliando a autonomia justamente com mais dois. “Ele poderá percorrer até 650 km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O avanço será substancial para mais uma etapa do desenvolvimento da matriz energética a gás no país”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Essa autonomia vai nos permitir iniciar a atuação no Agro. Na versão 6x2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6x4, com mais potência e torque (2.300Nm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes vão poder utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, salienta Gallao.
O GH 460 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300 Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.
Aumento de desempenho da caixa de câmbio: Trocas mais rápidas
Os novos modelos a gás, de 420 e 460 cavalos, e os já disponíveis 280 e 340cv, serão equipados com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, menor atrito interno pela melhor lubrificação em spray e diminuição no arraste de óleo lubrificante. O modelo G25CM é 75kg mais leve e compacta do que a caixa anterior GRS905, além de garantir melhor dirigibilidade e oferecer uma eficiência melhorada. A redução do peso permite um ganho em carga transportada.
A G25 também propicia maior disponibilidade com seus sensores de nível e temperatura do óleo, para maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Com seu lançamento e do Scania Super, em 2022, a Opticruise, a primeira caixa automatizada lançada no Brasil (2001), já havia sido totalmente redesenhada e ganhou um novo escalonamento de trocas, com marchas mais curtas e mais longas, para manter as rotações do motor em ponto ótimo nas condições de trabalho.
De acordo com a Scania, a consequência dessas mudanças elevou em 2% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A inteligência artificial e o mapeamento de terreno permitem ao Opticruise garantir uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. O freio auxiliar hidráulico Scania Retarder pode ser integrado à G25 e oferece 4.700Nm de torque máximo de frenagem e potência máxima de 500kW.
E aí, o que você achou dos novos modelos de caminhão a gás da Scania? Participe com a gente e deixe seu comentário.
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