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Mercedes-Benz 1935: o ícone das estradas que até hoje faz sucesso entre os mercedeiros

Mercedes-Benz 1935: o ícone das estradas que até hoje faz sucesso entre os mercedeiros

Considerado por muitos como o melhor caminhão já fabricado pela Mercedes-Benz em todos os tempos, o modelo até hoje deixa saudades nos apaixonados pela marca

Em 1990, a Mercedes-Benz trazia para o mercado brasileiro um caminhão que se tornaria um dos maiores sucessos do transporte de cargas do país: o MB LS 1935, primeiro grande sucesso da marca no segmento de caminhões extrapesados. Dono de um ronco inconfundível, o 1935 foi uma verdadeira "febre" nos anos 90 e abriu caminho para outros sucessos da montadora alemã. Chegou para substituir o LS-1634 que havia completado 20 anos de mercado e deixou um importante legado.

Era um dos principais modelos de cabine “bicuda” rodando pelo país, uma verdadeira moda entre os pesados da época. A princípio, saía de fábrica com um motor a diesel OM-447 LA de 354 cv, de 6 cilindros em linha e 1.549 Nm de torque. E somente em 1995, quando passou por atualizações, sua potência mudou para 360 cv. Nessas mudanças, por exemplo, o LS 1935 se tornou o primeiro caminhão Mercedes com o freio Top Brake, sistema que até hoje equipa os pesados da marca. 

Também chamado de "Mula", o Mercedes-Benz LS 1935 possuía câmbio manual de 16 velocidades,  8 marchas simples e 8 reduzidas, e foi com esse modelo que se originou o termo “teto alto”, pois seu design aumentava a altura interna da cabine. Com peso bruto total (PBT) de 16 toneladas, peso bruto total combinado (PBTC) de 45 toneladas e capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas, o caminhão era capaz de atender necessidades de transporte de médias e longas distâncias rodoviárias, se tornando uma opção bem aceita para diversas aplicações.

Na época de seu lançamento, o mercado do transporte de cargas estava em desenvolvimento, por isso, disputou espaço com outros modelos épicos, que se tornaram seus principais concorrentes, como o Scania 112HW, que foi substituído pela 113 em 1991. Além deles, também concorria forte com o Volvo NL12, lançado em 1989 e a partir de 1993, também entrou para a linha a versão 6×4 que focava o setor canavieiro, o LS-2635.

Lendário, o pesado deixou sua marca na história dos caminhões da Mercedes-Benz. Com seu motor potente e uma suspensão robusta, o MB 1935 é um caminhão ainda bastante presente nas estradas brasileiras, e ao longo das décadas, se tornou um dos mais lembrados quando o assunto é durabilidade e elegância. O seu sucesso foi tão grande que a marca teve um crescimento nas vendas de 120% após o lançamento do LS-1935, alcançando durante todo seu tempo de produção, mais de 19 mil unidades vendidas.

O LS 1935 abriu caminho para que, em 1998, chegasse ao Brasil o seu sucessor, o LS 1938, que trazia uma grande inovação: o motor eletrônico de 380 cv, um dos maiores avanços na história dos propulsores a diesel. O modelo é considerado por muitos como o melhor caminhão já fabricado pela Mercedes-Benz em todos os tempos e suas constantes "evoluções" chegaram até os consagrados Axor e Actros, por isso, até hoje é reconhecido como antecessor desses veículos. 

Apesar de sua produção durar somente 8 anos, sua importância foi tão grande para o transporte que mesmo após mais de 25 anos do final de sua produção, é considerado um caminhão clássico e ainda hoje é bastante elogiado por caminhoneiros, mecânicos e eletricistas, todos lembram da qualidade de construção do caminhão e a sua facilidade em manutenção. Além disso, também é bastante procurado por colecionadores e por aqueles que são apaixonados por modelos clássicos

Você lembra desse caminhão? Chegou a dirigir algum veículo desse modelo? Conte sua história aqui para o Planeta. Até a próxima!

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