Destaque

Exame toxicológico: última chance de realizar o exame antes de ser multado

Exame toxicológico: última chance de realizar o exame antes de ser multado

O prazo para a realização do toxicológico obrigatório termina em maio. Confira as datas de vencimento e valor da multa.

Atenção motoristas profissionais com habilitação C, D e E: como está o seu toxicológico? O prazo para a realização do exame e regularização da CNH está chegando ao fim, então, não vacila, pois essa é a última chance de ficar em dia antes de ser multado e a multa para os condutores que não estiverem com o exame em dia é salgada! Vem com a gente que vamos te explicar melhor!

Motoristas com CNH C, D e E com vencimento de janeiro a junho, independentemente do ano de expedição, têm até o dia 1º de maio para regularizar o exame toxicológico obrigatório. Já os motoristas com CNH que vencem de julho a dezembro, têm até 31 de maio para se regularizar. Os condutores podem conferir sua situação por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para evitar penalidades ou através do Detran de seu Estado. Aqueles motoristas profissionais que perderem o prazo do estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) poderão receber multa mesmo que não estejam dirigindo - conforme previsto no artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

 A Senatran já informou que a fiscalização será feita diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal, por isso, os motoristas que não se regularizarem serão penalizados de forma automática a partir de 2 de maio e 1 de junho, ou seja, poderão ser notificados independentemente de fiscalização na via. A multa para quem não fizer o toxicológico é de R$ 1.467,35. 

A obrigatoriedade do exame é uma medida a favor da vida e vai muito além das penalidades previstas em lei, pois garante a segurança viária para todos, tanto para o condutor, quanto para demais usuários das vias. A periodicidade do teste, ou seja, o período em que ele é válido, também é fundamental para garantir a eficiência dessa política.  

Um dado importante é que, desde que entrou em vigência, a exigência do toxicológico  já contribui para uma redução de 60% no uso de substâncias nas estradas, além de uma diminuição de 36% nos acidentes envolvendo veículos pesados desde 2017. Vale ressaltar que condutores com a CNH vencida podem aproveitar o escalonamento tanto para renovar a carteira quanto para regularizar sua situação de exame toxicológico pendente, com um único teste. 
 

O que é o exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um procedimento laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$ 135.
 Saiba quando sua empresa deve pedir o Exame Toxicológico - Exame Pelo Bem

Motoristas podem conferir a situação de seus exames toxicológicos por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), seguindo os passos abaixo:

● Acesse a área do condutor;

● Clique no botão "Exame Toxicológico";

● Verifique se o prazo para realização está vencido;

● Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do teste.
 

Seu exame toxicológico está em dia? Participe com a gente e não deixe de acompanhar nossas redes sociais. Até a próxima!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.