Principal

Locação de caminhões cresce 39% em 2023 e estimativa é de crescimento para 2024

Locação de caminhões cresce 39% em 2023 e estimativa é de crescimento para 2024

Quase 11% de todos os caminhões emplacados em 2023 foi através das locadoras de caminhão, cerca de 10.211 unidades.

O mercado de aluguel de veículos pesados no Brasil vem crescendo nos últimos anos, principalmente entre grandes transportadoras, que estão apostando na locação de caminhões com a intenção de reduzir custos e ter acesso a novas tecnologias, como a de modelos elétricos ou híbridos. Uma prova disso são os números dos emplacamentos de caminhões foram realizados por locadoras, em 2023, que cresceram 10,8%, contra 6,5%  do alcançado em 2022.

Durante o ano de 2023, foram emplacados 10.211 caminhões pelas as locadoras, o que representa cerca de 38,9% de crescimento comparado a 2022. O número de caminhões em nome de locadoras chegou a 42.712 ao final de 2023, crescendo 19,6% se comparado a 2022. O setor de locação foi responsável por 10,5% de todos os caminhões emplacados no país no último ano. 

Apesar dos bons números, o potencial do mercado de aluguel de caminhões no Brasil é grande, apenas 1,5% da frota é alugada. O país tem uma frota de 3,5 milhões de caminhões, pouco mais de 10% dos Estados Unidos, o país com o maior mercado de aluguel de caminhões do mundo. Esses números todos mostram o potencial do mercado de aluguel de caminhões no país e o tamanho da oportunidade para as empresas do setor.


Imagem: (PHILIPE MEDEiROS)

Para 2024, o segmento tem perspectivas ainda mais positivas, com expectativa de crescimento de 14%, tendo como meta um emplacamento total de mais de 116 mil caminhões. Esse crescimento deve ser impulsionado pela continuidade da expansão da economia, o aumento da demanda por transporte de cargas e principalmente a necessidade de renovação da frota de veículos pesados pelas empresas, um grande problema para todo o setor de transporte rodoviário de cargas. 

Se compararmos com outros países do mundo, que também possuem uma enorme gama de veículos, a frota de caminhões do Brasil é uma das mais velhas do mundo. A idade média dos caminhões aqui no país é de 21,3 anos, segundo a Fenabrave e ACAV. Na Alemanha, por exemplo, a idade média da frota é de 8,1 anos, e nos Estados Unidos de 11,6 anos. A renovação de frota do país é importante para o transporte como um todo, porque diminui o risco de acidentes, reduz a eficiência, emite mais poluentes, etc.

Ainda de acordo com dados da Associação Brasileira de Locação de Veículos e Equipamentos (ABLA), os setores da economia brasileira que mais locam caminhões são a construção civil, indústria, comércio e principalmente o agronegócio. Mas os setores Sucroalcooleiro, Mineração, Construção, Eletricitário, Florestal, Saneamento possuem também grande importância na carteira de clientes das grandes locadoras.

Em 2024, o crescimento da economia e a necessidade de renovação da frota de veículos pesados pelas empresas também deve contribuir para o crescimento do setor. Além disso, a tendência de as empresas adotarem uma logística crescente de asset light, onde elas optem por terceirizar suas frotas para ter mais capital para investir em seu negócio principal.

E você, já pensou conhecia esse modelo de negócio? Já se interessou em alugar um caminhão? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais. 

Texto base: Artigo enviado por Fábio Leite, CEO da Addiante

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.