Destaque

Esplanada dos Ministérios receberá frota de caminhões movidos 100% a biodiesel

Esplanada dos Ministérios receberá frota de caminhões movidos 100% a biodiesel

Pela primeira vez, a Esplanada terá a sua disposição caminhões movidos a biodiesel puro em suas operações. Público de Brasília poderá conhecer veículos de perto

Uma pequena frota de caminhões movidos 100% a biodiesel foi adquirida pelo Governo Federal e será utilizada nas atividades da Esplanada dos Ministérios. Essa é a primeira adesão de veículos movidos a esse tipo de combustível feita no Distrito Federal. Caminhões das marcas Scania, DAF e Volkswagen, que tiveram motores adaptados para rodar com 100% de biodiesel nos tanques foram expostos na Esplanada. 

Por lei, o Brasil mistura obrigatoriamente 14% de biodiesel nacional e renovável ao óleo diesel, com a finalidade de reduzir as emissões de CO2 geradas pela queima desse combustível fóssil. No entanto, caminhões de montadoras, como Scania e Volvo, começaram a rodar no Brasil agora em março apenas com biodiesel nos tanques, ou seja, uma revolução tecnológica ambiental. Esses veículos pesados estarão pela primeira vez sendo exibidos ao público na Capital Federal.



   

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) estão organizou uma mostra desses veículos, para que a população pudesse conhecer de perto os novos veículos e também, um pouco mais sobre esse tipo de combustível. Também foram expostos geradores de energia movidos com o biocombustível.

O Evento: "Construindo o Futuro: Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos municípios” aconteceu no Auditório Profº Lourenço Chehab, no prédio do Ministério dos Transportes, e reuniu os novos modelos na Esplanada e convidou o público de Brasília, que pôde conhecer de perto e de graça essa novidade tecnológica voltada a reduzir as emissões de CO2 pelo setor de transporte pesado.

Teste comprova que biodiesel 100% rende o equivalente ao diesel

Autonomia equivalente à do diesel fóssil e menos emissão de gás carbônico: esses foram os resultados da 1ª fase de testes realizados pela companhia JBS para avaliar o uso de biodiesel 100% – totalmente de origem biológica – no transporte logístico da empresa. Na comparação ao combustível convencional, o lançamento de CO2 na atmosfera foi 80% menor. 

Caminhões e geradores – Além desses caminhões, grupos geradores também movidos 100% a biodiesel serão expostos. Equipamentos como esses foram utilizados, por exemplo, na turnê da banda Coldplay no Brasil. A mostra de caminhões e geradores consta da programação paralela do seminário "Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios", que aconteceu no auditório do Ministério dos Transportes. 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.