Em uma corrida cheia de surpresas, os pilotos conseguiram garantir a vitória na corrida de estreia da temporada
A etapa de estreia da temporada 2024 da Fórmula Truck começou mostrando excelentes credenciais. Em uma corrida “maluca”, Joãozinho Santa Helena e Márcio Rampon foram os melhores e garantiram as primeiras vitórias do ano em suas categorias. O paranaense que esse ano está com um DAF, brigou até o final pela vitória. Já o gaúcho que corre com um Scania 113, começou esse ano da mesma forma que terminou ano passado: vencendo.
Largando na quarta posição do grid, Joãozinho Santa Helena #33 soube aproveitar as oportunidades e garantiu sua primeira vitória em 2024 pela categoria GT Truck. Estreitando com um DAF, o único da marca na competição, esteve entre os mais rápidos durante todo o final de semana e confirmou os resultados se mantendo entre os oito mais rápidos no classificatório.
Santa Helena fez uma excelente largada e por pouco não ganhou a disputa pela primeira posição com Túlio Bendo. Assumiu a segunda posição e ainda na primeira volta, ultrapassou Bendo, e liderou a prova até o momento e que precisou ir para o box devido a uma punição por queima de largada, perdendo a posição para Rafael Fleck. Após o Fleck ter problemas, Bendo assumiu o primeiro lugar.
Durante a maior parte da primeira bateria, ficou entre os cinco primeiros, brigando pela ponta, até assumir a segunda colocação ao final da bateria, em bela ultrapassagem em Jorginho Feio. O piloto do DAF #33 ficou na cola de Bendo após a relargada, até que o piloto #06 precisou ir ao boxes, e após não conseguir fazer os ajustes necessários para evitar excesso de emissão de fumaça, recebeu bandeira preta e foi desclassificado da etapa. Com isso, faltando pouco menos de dois minutos para acabar a prova, Joãozinho ocupou o primeiro lugar e segurou as investidas de Pedro Muffato para vencer a prova.
Márcio Rampon #22 mostrou porque é o bicampeão da categoria F-Truck. Largando em nono, se manteve ligado em toda corrida, mesmo sendo punido algumas vezes por excesso de velocidade e também, emissão de fumaça. Em uma largada bem apertada, perdeu posições e acabou ficando atrás de Duda Conci #377, e mesmo tentando segurar, viu outros concorrentes passarem e ficou boa parte da corrida na décima terceira colocação.
Rampon usou toda a sua experiência e foi conquistando aos poucos as posições. Ao final da primeira parte da corrida, queimou o radar e precisou fazer uma parada nos boxes como punição. Foi para a relargada na décima colocação, em segundo na categoria, atrás de Duda Conci, que nas primeiras voltas foi chamado para os boxes devido ao excesso de fumaça. Com a punição de Conci, Rampon assumiu a oitava colocação no geral e a primeira da categoria F-Truck. Após a desclassificação do líder da prova, Túlio Bendo, Rampon concluiu a prova na sétima colocação no geral.
A primeira etapa da Fórmula Truck em 2024, na cidade de Rivera ficou assim:
Ranking Geral:
1 - Joãozinho Santa Helena
2 - Pedro Muffato
3 - Douglas Torres
4 - Álvaro Bendo
5 - Jorginho Feio
6 - Everton Fontanella
7 - Márcio Rampon
8 - Alex Peixeiro
9 - Douglas Collet
10 - João Lemos
Categoria F-TRUCK - Bomba Injetora
1 - Márcio Rampon #22
2 - Douglas Collet #265
3 - Thiago Manica #201
4 - Felipe Fráguas #02
CATEGORIA GT TRUCK - Eletrônica
1 - Joãozinho Santa Helena #33
2 - Pedro Muffato #21
3 - Douglas Torres #333
4 - Álvaro Bendo #03
5 - Jorginho Feio #023
6 - Everton #40
7 - Alex Peixeiro #013
8 - João Lemos #41
9 - Edivan Monteiro #970
10 - Paulinho Rampon #21
11 - Rafael Fleck #76
Assista na íntegra a primeira corrida do ano, no Autódromo de Rivera, no Uruguai
Comentarios